Notícias
Itatiaia forma multiplicadores em educação ambiental
Curso é em parceria com instituição de ensino do entorno do parque
Brasília (16/11/2012) – O Parque Nacional do Itatiaia, na região serrana do Rio, promove o curso Multiplicadores em Educação Ambiental. Com 60 horas/aula, o curso teve início em outubro e segue até o final deste mês. As aulas ocorrem todas as terças e quintas, das 19h às 22h, no Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CPGEA) da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), com quem a unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) matém parceria.
As aulas práticas de interpretação ambiental são ministradas nas partes baixa e alta do parque. Ao todo, são 50 alunos, a maioria professores da rede pública e privada de ensino do entorno do parque que promovem visitas de seus alunos à UC. A iniciativa tem o apoio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Com dez módulos teóricos e dois práticos, o curso aborda questões de legislação ambiental sobre unidades de conservação, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos, gestão da biodiversidade, impactos ambientais das áreas de entorno, matriz energética, estrutura de projetos para educação ambiental, etnoconservação, saúde e percepção ambiental no Parna do Itatiaia, além de tratar da criação, gestão e características fisiográficas do parque.
Entre outros objetivos, o curso visa capacitar pessoas que atuam nas áreas de educação e meio ambiente para a prática de educação ambiental em áreas naturais protegidas e seu entorno; fortalecer a rede de comunicação local em educação ambiental; discutir questões socioambientais; oferecer conhecimento do cenário nacional e local; debater temas importantes da cultura ambiental; e capacitar para operacionalização de ações de educação ambiental no Parque e seu entorno.
O curso é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Parque Nacional de Itatiaia. Criada em 2011 pelo Conselho Consultivo da unidade, a Câmara vem, desde então, discutindo e realizando ações na unidade de conservação e no seu entorno com o apoio de parceiros, como a AEDB e a INB.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280