Notícias
Iphan aprova complexo turístico no parque da Tijuca
Projeto prevê centro de convenções, estação, lojas e cafés
Brasília (23/07/2013) – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto do Complexo Paineiras, que abrigará uma estação de transferência, centro de convenções e um hotel, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O conjunto, projetado pelo Estúdio América, terá uma área construída de 26.000 m².
O empreendimento contará com dois conjuntos integrados de atividades. O primeiro, que será implantado junto à área Hotel Paineiras, contará com um centro de eventos, dotado, além do próprio salão de eventos, de um restaurante panorâmico, cafés, lojas, saguão de recepções e um espaço de exposições.
Já o segundo setor será formado pela estação de transferência de vans e trem, onde se fará o transbordo para o acesso à visita do Cristo Redentor. A estação contará com com estacionamentos e demais facilidades turísticas, como lojas, bilheterias, cafés, sanitários.
A estrutura do empreendimento terá trechos em metal e outros em concreto. De acordo com os arquitetos, o conjunto será bastante "poroso" em relação ao exterior, permitindo a entrada de luz. Ainda faltam definições finais sobre os materiais que serão utilizados.
Segundo os arquitetos, o maior desafio do projeto será os cuidados ambientais e paisagísticos. Foi desmatado o mínimo possível. O projeto ainda não está completamente finalizado e, por esta razão, o investimento necessário para sua construção ainda não foi calculado.
A previsão é que o complexo esteja concluído em 2016.
Comunicação ICMBio – (61) 3341-9280 – com infomações do Portal Pini Web