Notícias
Incêndio destrói mais de cem hectares de mata nativa em Canastra
ICMBio reforça o combate nesta sexta com dois aviões-tanque
Brasília (29/09/2011) – Uma das mais importantes unidades de conservação (UC) do País, o Parque Nacional Serra da Canastra, em Minas, berço das nascentes do Rio São Francisco, volta a sofrer com incêndios florestais. O fogo, que começou na madrugada, já havia destruído cem hectares de mata nativa até o fim da tarde desta quinta (29). As chamas podiam ser vistas num trecho de quase 20 quilômetros. As equipes que combatem os focos estão sendo levadas de helicóptero.
A Coordenação de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente que administra o parque, mantém um helicóptero e 42 brigadistas no local. Nesta sexta (30), a estrutura de combate será reforçada com dois aviões air tractor (aviões-tanque), que passarão a lançar água nas linhas de fogo.
Essa é a segunda vez neste ano que o parque pega fogo. Na primeira, há pouco mais de um mês, o incêndio foi logo controlado pelos brigadistas e bombeiros da região. No ano passado, um incêndio de grandes proporções queimou mais de 40% da área total da unidade.
A suspeita é que os incêndios sejam provocados por pessoas contrárias à existência do parque. A região é muito rica em minérios (quartizito e diamantes) e atrai a cobiça de muita gente. Há também muitos fazendeiros interessados em transformar áreas da unidade de conservação em pasto para o gado.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280