Notícias
Inaugurada sede da Reserva Extrativista Verde para Sempre em Porto de Moz/PA
Sede da Reserva Extrativista Verde para Sempre - Foto: Leandro Eiró
A Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre conquistou sua sede, inaugurada no dia 10 de abril no município de Porto de Moz, no Pará, localizada na confluência entre os rios Xingú e Amazonas. O imóvel, comprado com recursos de compensação ambiental, fica localizado no bairro Praião, na Travessa 13 de maio, n.º 03, e tem 646m² de terreno, com 432m² de área construída. Com a inauguração da sede, foi realizada a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Resex Verde para Sempre em 2025.
A inauguração da sede da Resex Verde para Sempre contou com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, da diretora da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs (DISAT), Kátia Torres, e do prefeito em exercício de Porto de Moz, Pastor Ismael Soares Pereira. Também participaram do evento lideranças locais e comunitários, além da Gerente Regional do ICMBio na Região Norte, Tatiana Leite.
A sede Resex Verde para Sempre era uma demanda histórica tanto dos servidores como dos comunitários da unidade. Com a nova sede, será possível o aumento do número de servidores e da presença do Instituto no território, isso é muito importante para a consolidação da unidade de conservação.
O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, destacou que "não é fácil a gente avançar, contudo, quando a gente avança, quando chega nestes resultados, esta sede, como a gente está vendo aqui, é uma clara demonstração de que faz todo o sentido o nosso esforço. Este escritório é fundamental como ambiente de trabalho e serve como ponto de referência para a população, além de receber as reuniões do Conselho Deliberativo. É uma conquista muito importante, uma forma do Instituto estar mais presente no território, melhorando as condições de implementação da Resex".
Para a chefe da UC, Flávia Ranara da Silva e Silva, “a compra da sede é uma devolutiva para as comunidades tradicionais, um claro recado do compromisso assumido com a gestão da unidade de conservação. É um reconhecimento à luta das famílias beneficiárias para que o ICMBio estivesse próximo do seu território. Também significa ter uma estrutura que consiga acolher os servidores efetivos e temporários da UC. Já está autorizada a construção de um galpão para a guarda de veículos e embarcações”.
Na avaliação da diretora da DISAT, Kátia Torres, “a sede própria facilita o acesso da equipe à unidade, o contato das famílias da Resex com o ICMBio, e o diálogo entre as instituições que compõem o Conselho Deliberativo da unidade, uma das instâncias fundamentais de gestão. Esperamos que haja melhores condições para a proteção da Resex, para fortalecer as parcerias e para acesso às políticas públicas de que as comunidades tanto precisam e merecem para garantia de práticas sustentáveis e vida mais segura”.
A Resex Verde para Sempre, criada em 2004, é a maior unidade de conservação desta categoria, com mais de 1.289.362 hectares, aproximadamente 82% da área do município de Porto de Moz. A unidade de conservação de uso sustentável é lar de mais de três mil famílias extrativistas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .
Com as informações da Resex Verde para Sempre
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

