Notícias
ICMBio reconhece projeto Anfitriões do Cosme Velho
A aprovação é resultado de todo trabalho desenvolvido
Thayse Lopes
thayse.lopes@icmbio.gov.br
(Brasília 02/05/2011) - Desde 2008, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) localizado no Parque Nacional da Tijuca, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto no Rio de Janeiro, próximo às comunidades de Cerro Corá e Guararapes, desenvolve o projeto Anfitriões do Cosme Velho. Criado para capacitar educacionalmente jovens das comunidades próximas ao Parque, o projeto visa integrar seus participantes no exercício da cidadania para que possam ter autonomia profissional.
Recentemente o programa teve reconhecimento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pela sua qualidade . Segundo Gláucio Maciel, funcionário do NEA, essa aprovação é resultado de todo trabalho desenvolvido. “ Essa aprovação é o reconhecimento de que o processo teórico-metodológico adotado fortalece a participação e a integração popular nas questões ambientais”, comenta Gláucio.
Em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), o Anfitrião do Cosme Velho deseja realizar de 6 a 10 de junho durante a Semana de Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), um seminário de Gestão Socioambiental em Unidades de Conservação – Educação , Cultura e Meio Ambiente.
No evento haverá também o lançamento do Curso Básico de Educação Ambiental no Processo de Gestão Participativa direcionado para jovens das comunidades do entorno do Parque. O intuito é treiná-los para conduzir os visitantes do local e para gestão participativa do meio ambiente.
Ascom
61 3341-9281