Notícias
ICMBio realiza operação de fiscalização na ESEC do Taim
A equipe de fiscalização encontrou redes de pesca com tamanho inferior ao permitido por lei
Brasília (26/8/2011) – Agentes vêm promovendo uma série de operações na Estação Ecológica (ESEC) do Taim, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Rio Grande/RS. O intuito é combater ilícitos no interior da UC e nas regiões vizinhas.
Como está na época da pesca do peixe-rei, alguns pescadores utilizam malha inferior ao permitido, prejudicando os estoques da espécie comercial, além de outras espécies associadas. O prejuízo é não apenas ambiental e econônimo, mas social, tendo em vista que olegas de pesca que estão cumprindo a legislação ficam prejudicados.
A equipe de fiscalização encontrou redes de tamanho permitido na água e ao continuar a vistoria foram encontrados malhas de tamanho abaixo do permitido, numa tentativa de burlar a fiscalização. Além das redes, entre os itens apreendidos estão: um rifle, cujo proprietário evadiu-se; uma arma de calibre 20, que estava com a numeração raspada. O armamento teve que ser entregue à Delegacia da Policia Federal em Santa Vitória do Palmar/RS.
Com o auxílio de lanchas, viaturas e quadriciclos, as autoridades apreenderam aproximadamente 3 mil metros de rede com tamanho de malha inferior à permitida pela legislação, além de peixes.
Foram inspecionados cerca de 200 veículos. As operações têm contado com apoio da Policia Militar e da Receita Federal. A equipe da UC foi acompanhada de um fiscal do Ibama, para autuar em regiões fora da jurisdição do ICMBio.
Segundo o chefe da Unidade, Henrique Horn Ilha, apesar do frio intenso, fortes ventos e chuvas constantes, a equipe conseguiu alcançar os objetivos das operações e reforçar a presença da instituição nos locais mais remotos.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280