Notícias
ICMBio promove debate sobre plantas invasoras no DF
Evento ocorre nesta quarta-feira (27), na sede do Instituto em Brasília
Brasília (25/11/2013) - A equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, promove nesta quarta-feira (27), no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília, o evento "APA do Planalto Central – Invasão da Gramínea Arundo donax no DF", com o objetivo de alertar os órgãos e instituições ambientais do Distrito Federal sobre o problema e a necessidade de ações emergenciais de manejo da gramínea exótica cana-do-reino ( Arundo Donax ).
Um estudo conduzido pelos pesquisadores Kenya Carla Simões, analista do Ibama, e John Du Vall Hay, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), indicou que a invasão da gramínea exótica cana-do-reino, além de ameaçar as unidades de conservação (UC) do Distrito Federal, pode vir a dominar massivamente ambientes úmidos como matas de galeria e as margens de reservatórios como o Lago Paranoá. Para o chefe da APA do Planalto Central, Grahal Benatti, este encontro é oportuno para controlar o avanço da espécie, enquanto as ações de manejo são de baixo impacto e custo.
A Arundo donax é uma espécie invasora agressiva que, ultimamente, expande sua distribuição no Distrito Federal, em especial na APA do Planalto Central. Esta gramínea está na lista das 100 piores espécies invasoras do mundo. Em setembro, durante uma conferência internacional sobre plantas invasoras – o 12º EMAPi, realizado em Pirenópolis (GO) - o impacto à biodiversidade e a importância de controle desta espécie foram debatidos pelos maiores especialistas em espécies invasoras do mundo.
Este evento é uma iniciativa do ICMBio, com apoio da UnB, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT) e da Reserva Biológica (Rebio) Contagem.
Serviço:
APA do Planalto Central – Invasão da Gramínea
Arundo donax
no DF
Data: 27 de novembro de 2013
Horário: 15h
Local: Auditório do ICMBio
Endereço: EQSW 103/104, Bloco C, Complexo Administrativo - Setor Sudoeste Brasília–DF
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280