Notícias
Inscrições para curso de manejo florestal terminam dia 15
Treinamento é dirigido a analistas ambientais do ICMBio
Thayse Lopes
thayse.lopes@icmbio.gov.br
Brasília (27/04/2011) - Terminam dia 15 (domingo) as inscrições para o Curso de Manejo Florestal Comunitário, que será promovido de 22 a 26 de agosto na Academia Nacional de Biodiversidade (Acadebio), em Iperó (SP). A iniciativa é da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas e da Coordenação Geral de Florestas Nacionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As inscrições podem ser feitas pela internet (veja links abaixo).
O curso é dirigido a analistas ambientais do Instituto e vai oferecer uma visão ampla de todos os aspectos referentes ao manejo florestal madeireiro, fundamentais para a tomada de decisões que envolvem a atividade.
As aulas serão divididas em módulos, sendo cinco teóricos, um de estudo de caso e outro com uma oficina de planejamento para implementação de um plano de manejo de floresta sustentável (PMFS) em uma unidade de conservação.
Para receber o certificado, os participantes terão que cumprir carga horária de 30h e concluir o produto da oficina de encerramento.
Os organizadores esclarecem que são apenas 40 vagas e que não serão aceitas inscrições que estiverem com documentação incompleta ou enviada fora do prazo. Os candidatos serão selecionados pela CGFLO mediante inscrição.
Serviço:
Curso de Manejo Florestal Comunitário
Dias: 22 a 26 da agosto
Local: Academia Nacional de Biodiversidade (ACADEBIO) - Flona de Ipanema, Iperó/SP
Prazos de Inscrições: De 27 de abril a 15 de maio clicando aqui.
Mais informações clique aqui.
Grade Curricular:
Manejo florestal: conceitos básicos sobre o tema; diferenciação entre Manejo Florestal, Manejo Florestal Madeireiro, Manejo Florestal Sustentável, Manejo Florestal de Impacto reduzido. Princípios de ecologia de florestas tropicais. Biometria. Inventários florestais. Diferenças entre inventário Amostral e Inventário a 100%. Práticas silviculturais. Derrubada. Arraste.
Manejo Florestal: conceitos legais. O que é Manejo Florestal Sustentável. IN 05 de 2006 do MMA. Detentor do PMFS. Etapas do licenciamento: APAT, PMFS, POA, AUTEX, DOF. Competências para o licenciamento. Tipos de mapas exigidos no processo de licenciamento. Exigências legais em relação à segurança no trabalho, capacitações, aproveitamento de resíduos. CITES. Espécies imunes de corte/com restrições especiais. Responsável Técnico, elaboração, execução e ARTs.
Manejo Florestal de não-madeireiros: a quase ausência de normativas para estes produtos, e a complexidade de se tratar deles legalmente. Legislação existente (jagube, pau-rosa, cipó-titica...). Manuais de boas práticas. IN MMA 05 de 2006 e IN Conjunta MAPA/MMA 17, de 2009.
Indicadores econômicos para o Manejo Florestal Comunitário: existência de organização comunitária legal, organização social necessária, distância das unidades de produção até o ponto de venda, método de arraste, existência de mercado, preferências de mercado por determinadas espécies/ausência de interesse por outras.
Manejo Florestal Madeireiro no contexto de Unidades de Conservação: a autorização da chefia, a questão fundiária. Necessidade de zona de manejo delimitada no Plano de Manejo da Unidade. Contribuições da atividade para a organização social, e monitoramento e conhecimento da biodiversidade local.
Estudos de caso: FLONA Tapajós/Projeto Ambé e RESEX Verde para Sempre. Histórico, organização, nível atual da atividade, problemas enfrentados e lições aprendidas.
Oficina: planejamento para a implementação de um PMFS em unidade correlata.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280