Notícias
ICMBio participa do 1º Seminário Paranaense de Trilhas
1º Seminário Paranaense de Trilhas
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estará presente no 1º Seminário Paraense de Trilhas, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 08 de março, em Curitiba. O evento, organizado pela Rede Trilhas, busca promover a integração de experiências e práticas relacionadas às trilhas, visando fortalecer a governança colaborativa e a conservação do patrimônio socioambiental, cultural e do desenvolvimento socioeconômico do Paraná.
Fruto de uma parceria entre o Coletivo e Comissão Coordenadora da Rede Trilhas do Paraná, Rede Brasileira de Trilhas, PTI-Itaipu, SEDEST-PR, SETU-PR, Instituto Água e Terra (IAT-PR), ADETUR-PR, PPFEAmb-UP, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o evento será gratuito e ocorrerá junto à Expo Turismo Paraná.
Além de parceiro e apoiador, o ICMBio participará da programação do evento, com a presença do analista ambiental e gestor de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu, Cristhophe Saldanha Balmant, que irá palestrar sobre Trilhas de Mountain Bike em Unidades de Conservação.
As inscrições para o evento serão feitas online, através do link: https://www.ead.pr.gov.br/login/index.php
A Rede Trilhas no Paraná
A Rede Trilhas no Paraná, parte da Rede Brasileira de Trilhas, é uma iniciativa estadual e municipal que conta com a colaboração de voluntários e apoio de diversas instituições públicas e privadas, ONGs e comunidades locais. Desde 2017, o coletivo de voluntários tem trabalhado em diferentes regiões do estado para desenvolver trilhas como a Rota dos Pioneiros, Rota da Fé, Caminhos do Iguaçu e a Coluna Prestes, entre outras. Em novembro de 2023, foi oficializada a Comissão Coordenadora da Rede Trilhas no Paraná, visando a implementação de uma governança efetiva.
Projetos semelhantes em outros países mostram que o sucesso de iniciativas como essa depende mais da participação ativa da sociedade e da colaboração entre instituições e comunidades do que de recursos financeiros. Trilhas de Longo Curso têm maior êxito quando são planejadas pela sociedade de forma colaborativa, garantindo o reconhecimento e envolvimento de todos os envolvidos.
A Rede Trilhas não só promove atividades recreativas, mas também contribui para a conservação da natureza e dos ecossistemas, além de fomentar o turismo ecológico. No Brasil, a conectividade entre áreas protegidas é essencial para a saúde dos ecossistemas, e a Rede Trilhas, com mais de 10 mil quilômetros de trilhas em seis biomas, contribui para isso.
A Rede Brasileira de Trilhas busca criar um sistema nacional de trilhas que promova o lazer, gere emprego e renda e funcione como ferramenta de conservação ambiental, fortalecendo a relação entre diversos atores territoriais e unidades de conservação em todo o país.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280