Notícias
ICMBio participa de encontro internacional sobre atuação de mulheres na prevenção e combate a incêndios florestais
Especialistas da área ambiental - Foto: Liliana Lizarraga / USFS Programas Internacionais
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) integrou a delegação brasileira no encontro internacional “O caminho das mulheres nos incêndios florestais”, realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, em Lima, no Peru.
O evento reuniu 25 mulheres que atuam no combate a incêndios florestais em nove países da América Latina. O objetivo foi a troca de experiências sobre os desafios e avanços no trabalho de prevenção e resposta às ocorrências com fogo em áreas de preservação.
“Essa experiência foi ótima, não só por ter sido sobre um tema que vem ao encontro com o que trabalhamos no ICMBio, mas principalmente por ter acontecido em um grupo só com mulheres”, avalia a analista ambiental Bianca Zorzi, que atua na Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do ICMBio.
Para a analista, o encontro foi uma oportunidade de discutir questões de gênero relacionadas ao universo de atuação profissional das participantes. “Ouvir as experiências desse grupo fantástico de mulheres traz força, ânimo, admiração e muita vontade de seguir atuando nessa área”, destacou. Além do ICMBio, a comitiva brasileira foi composta representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e por lideranças indígenas.
Curso especializado
O encontro fez parte da programação do curso L-280 - Followership to Leadership (Liderados à Liderança), que faz parte do catálogo do Grupo Nacional de Coordenação de Incêndios Florestais nos Estados Unidos (NWCG). Além do Brasil, participaram representantes do Peru, Equador, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, Argentina, Paraguai, México e Bolívia.
O curso L-280, ministrado ao longo da semana, abordou os princípios fundamentais de liderança, proporcionando uma análise das características individuais e motivações necessárias para assumir papéis de liderança em combates a incêndios florestais.
Promovidos pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), estes cursos, que acontecem periodicamente, fazem parte de um programa de treinamento padrão, em andamento nos países da região, que buscam a uniformização da linguagem operacional no combate e prevenção de incêndios florestais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280