Notícias
ICMBio participa de audiência pública na Câmara sobre os limites do Parque Nacional de Brasília
Essa foi a primeira rodada de debates sobre o PL 7999/10
Rodrigo Rueda
rodrigo.abreu@icmbio.gov.br
Brasília (29/09/2011) – O Diretor Substituto de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, participou na manhã desta quinta-feira (29), da Audiência Pública da Câmara dos Deputados, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) para tratar sobre os limites do Parque Nacional de Brasília, unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio.
Também estiveram presentes na audiência, o deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal, Geraldo Magela, a presidente da União dos Condomínios Horizontais e Associação de Moradores do Distrito Federal, Júnia Bittencourt e o presidente da Associação de Moradores do Núcleo Rural Boa Esperança 2, Joaquim Amorim.
O debate foi baseado em duas leis que estabelecem os limites do Parque Nacional de Brasília. A primeira, a Lei 11.285, de 2006, ampliou a área do parque de 30 mil hectares para 42,3 mil hectares, incluindo a área de casas construídas como parte da unidade de conservação. Já em 2010, o Projeto de Lei 7999, de autoria do então deputado Federal, Geraldo Magela (atual secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal) exclui a área com residências construídas da área do parque.
Para o Diretor Substituto de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Paulo Carneiro, a área pleiteada pelos moradores do Núcleo Rural Boa Esperança 2 é de extrema importância para a preservação do parque. “É um ponto crítico na proteção da unidade de conservação e que gera ameaça a integridade do parque. Na área temos a proteção de nascentes e vale lembrar que o parque já sofre um processo de pressão intenso”, destacou Paulo Carneiro.
O relator do PL 7999/10, deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF) pretende marcar uma reunião com o presidente do ICMBio, Rômulo Mello e com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do GDF, Geraldo Magela, para tratar do tema.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280