Notícias
ICMBio lança Park View e novos uniformes
Evento marcou Dia de Proteção das Florestas
Ana Carolina Lobo
ana.lobo@icmbio.gov.br
Brasília (17/07/2013) – O Dia de Proteção das Florestas foi celebrado nesta quarta (17), na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, com o lançamento do projeto Park View, que permite tour virtual pelos parques e reservas naturais, e o desfile de apresentação dos novos uniformes de trabalho dos servidores do Instituto.
Na ocasião, o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, e a representante do Google no Brasil, Mariana Macário, assinaram termo de reciprocidade, com duração de três anos, podendo ser prorrogado por mais três, que garante desenvolvimento e implementação do Park View.
O projeto possibilita ao internauta fazer um passeio virtual de 360º com o zoom ao nível da trilha pelo interior das unidades de conservação (UCs). Proporciona ainda a utilização gratuita das imagens nos moldes do Street View, do Google, que mapeia estradas e avenidas urbanas. Inicialmente, está prevista a coleta e uso de imagens em 30 unidades de conservação ( veja a lista ).
Na próxima semana, técnicos do ICMBio e do Google irão definir o cronograma das coletas, que começará pelo Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. As imagens serão captadas por meio de equipamentos eletrônicos, adaptados a uma mochila, triciclo ou mesmo barco, proporcionando o acesso às áreas mais remotas, nas quais não há passagem de veículo.
Divulgação
Além de melhorar a gestão de dados georreferenciados, o projeto vai contribuir para a divulgação das UCs federais, em especial os parques nacionais, sem qualquer ônus para o ICMBio. "Não há dúvida de que este instrumento representa uma belíssima contribuição, que amplia a visibilidade, a divulgação das nossas unidades, com o interesse inteiramente orientado para fins ambientais, culturais e públicos, sem nenhum caráter comercial", disse o presidente, ao acrescentar:
– Esta necessidade de estruturar os parques nacionais para receberem a população é um dos focos do Instituto e uma das principais demandas da própria ministra Izabella Teixeira (do Meio Ambiente). É nosso desafio criar um sentimento de pertencimento e apropriação da sociedade em relação às unidades de conservação.
O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Brandão Cavalcanti, fez coro à declaração do presidente, lembrando o provérbio longe dos olhos, longe do coração. "Com esse tipo de ferramenta pode-se trazer a presença e o envolvimento da sociedade com os parques e as áreas nativas", afirmou.
Mariana Macário destacou que o projeto Park View é totalmente alinhado com a missão e os objetivos das duas instituições. "No caso do ICMBio, a conservação da biodiversidade, por meio da gestão do conhecimento, da educação ambiental e do fomento ao manejo ecológico; e, no caso do Google, de criar um mapa do mundo, abrangente, preciso e útil para os usuários", ressaltou.
A representante do Google reconheceu que o tour virtual não substitui a experiência real, mas é a mais próxima dela, permitindo ao internauta conhecer lugares que talvez nunca possa visitar ou até mesmo como ferramenta para ajudar as pessoas a planejar visitas às unidades de conservação, o que contribuirá em muito para ampliar o número de turistas nesses locais.
Uniformes
Logo após o lançamento do Park View, a plateia se dirigiu ao pátio, no térreo, entre os blocos funcionais, para prestigiar o desfile de modelos – incorporados pelos próprios colegas de trabalho – com os novos uniformes do ICMBio. As roupas foram produzidas em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Instituto E.
Na ocasião, a coordenadora do projeto dos uniformes, Stefânia Rosa, do Senai/DF, fez a entrega oficial do caderno de uniformes ao presidente Roberto Vizentin e à diretora de Planejamento, Administração e Logística, Anna Flávia de Sena Franco.
O manual técnico contém as especificações dos uniformes para as diversas áreas do Instituto, com o objetivo de padronizar as vestimentas de trabalho, que têm importante papel na comunicação e identidade da instituição. Este caderno possui itens como desenho técnico de cada peça, aplicações gráficas como marcas, cartela de cores, tabela de medidas e outros.
Os uniformes são adaptados aos vários climas e condições de trabalho das 313 UCs federais e demais unidades descentralizadas do Instituto – centros de pesquisas, UAAFs e coordenações regionais. O objetivo foi aliar estética e funcionalidade, levando em conta a variedade de cargos e funções que o ICMBio abrange.
As nove famílias existentes nas tipologias dos uniformes são casual; social; fiscalização; brigadista; campo; instrução; aquático; espeleologista; e diversos. Portanto, há desde camisetas e bonés, para as áreas de clima quente e muito sol, como casacos, gorros, luvas e botas, para os locais onde as temperaturas chegam aos níveis mais mais baixos. Roupas de mergulho também compõem o guarda-roupa do ICMBio, para os casos de mergulho em áreas marinhas.
Inicialmente, foi feito um diagnóstico conceitual dos uniformes. Em seguida, procedeu-se consulta interna entre os servidores sobre a modelagem e regulamento de uso. Ao final, foi concluída a especificação das 111 peças, entre roupas e acessórios de trabalho, e a produção das peças pilotos, mostradas durante o desfile.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280