Notícias
ICMBio integra forças em desastre no litoral paulista
Foto: Jeff Mendes/ICMBio Alcatrazes
Diante da tragédia vivida no litoral paulista nos últimos dias, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou uma mobilização de cerca de 20 servidores e de logística em operações pela região. Embora as unidades de conservação federais no Estado de São Paulo não tenham sofrido os impactos da chuva, o Instituto reforça o compromisso com as populações atingidas e o meio ambiente.
A ação é coordenada pela Divisão de Emergências Ambientais (DEA) da Coordenação-Geral de Proteção (CGPRO) do ICMBio. Além do apoio humano, o Instituto disponibilizou oito viaturas, um barco, motosserras e gerador.
“Estamos oferecendo recursos diariamente. Embora nenhuma unidade nossa tenha sido atingida, estamos de prontidão caso precisem de mais ajuda. Nossa intenção é colaborar com todas as instituições envolvidas nessa ação humanitária”, declarou o chefe da DEA, Luiz Fernando Netto. O trabalho de apoio logístico permanece até o momento.
Apoio integrado
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acompanhou, na quarta-feira (22), em São Sebastião (SP), as equipes que também estão reunidas, como a do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nessa quinta-feira (23), a equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Alcatrazes se uniu à Escola Técnica Estadual (Etec) e à Faculdade de Tecnologia (Fatec) para levarem mantimentos e água para a Barra do Sahy, um dos bairros de São Sebastião mais devastados pela catástrofe.
Também, os Núcleos de Gestão Integrada Iguape, Mantiqueira e Serra Fluminense enviaram apoio de equipamentos, mantimentos e de pessoal. Além desses, participaram da assistência o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA).