Notícias
ICMBio espera aumento de visitantes nos Parques Nacionais
Campanha publicitária em parceria com o MTur faz parte das ações planejadas
Brasília (20/03/2014) - Nos dias 19 e 20 de março, gestores de 16 parques nacionais estiveram reunidos em Brasília para debater a estratégia de atendimento ao aumento do número de visitantes no período da Copa do Mundo e férias escolares. No encontro, os gestores assistiram uma apresentação sobre os objetivos e estratégias da campanha publicitária para incentivo à visitação nos Parque Nacionais, elaborada em parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os parques selecionados para a campanha foram escolhidas com base em critérios, como: condições de acesso e infraestrutura de apoio na região; perspectiva de aumento no número de visitantes no período dos eventos esportivos internacionais que ocorrerão no País; ser reconhecido com produto turístico consolidado, integrado a roteiros turísticos já estruturados; e potencial de atratividade nacional e internacional. Para o coordenador-geral de Uso Público do ICMBio, Rogério Dias, "a estruturação não visa apenas os eventos internacionais que acontecerão no Brasil. A iniciativa pretende estruturar todos eles em planos de curto, médio e longo prazo".
Experiência
Em 2013, a equipe gestora do Parque Nacional da Tijuca vivenciou uma grande experiência, com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. Durante os cinco dias de evento, o parque nacional recebeu 71.317 visitantes, isso apenas no Corcovado, onde a média diária fica em torno de 10 mil visitantes. No mês de julho de 2013, 350 mil visitantes passaram pela unidade de conservação, o maior registro já feito no parque durante um período mensal. Em comparação com o mesmo período de 2012, foram 120 mil visitantes a mais.
No encontro, o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro falou sobre a estratégia para atender ao aumento da visitação durante a JMJ e destacou a importância do planejamento. "É importante planejar ações para melhor receber o visitante. No caso do Parque Nacional da Tijuca, realizamos melhorias na gestão da unidade, com uma nova linha de vans e a consolidação do Lounge Paineiras, um novo espaço com maior comodidade para o visitante. Atualmente, toda nossa carga de ingressos está disponível na internet para venda antecipada", frisou.
Parceria
A parceria do ICMBio com o Ministério do Turismo visa atrair turistas para os parques nacionais através de uma campanha promocional prevista para começar em maio. A coordenadora de Estruturação da Visitação e Ecoturismo do ICMBio, Beatriz Gomes, reforça que os parques nacionais podem ser visitados por diversos públicos. "O ICMBio quer mostrar que os parques nacionais podem ser aproveitados de diferentes formas e por diferentes públicos. A sociedade precisa se apropriar, sentir que os parques nacionais são patrimônios públicos. Crianças, terceira idade, praticantes de esportes, todos brasileiros estão convidados para conhecer os parques nacionais".
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280