Notícias
ICMBio divulga credenciados para o Pico da Neblina
Publicado em
19/02/2020 18h21
Atualizado em
21/02/2020 18h43
Três empresas estão credenciadas para operação turística no parque
Pico da Neblina - Foto: Kátia Torres Ribeiro
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade divulgou hoje (19) o resultado do credenciamento para atuar em serviços de operação turística no Parque Nacional do Pico da Neblina , no Amazonas. Clique aqui para ver os resultados.
As empresas Amazon Emotions, Ambiental Turismo e Roraima Adventures são as selecionadas para o credenciamento. Foram avaliados os seguintes critérios: experiências em operações de turismo na Amazônia; experiência profissional de turismo em terras indígenas ou comunidades tradicionais; experiência em operação de turismo em regiões montanhosas e locais remotos; atender ao Sistema de Gestão de Segurança para Operação Turística no Pico da Neblina, segundo as diretrizes da ABNT NBR ISSO 21101; e carta de anuência da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA), já que o serviço será prestado em área de sobreposição com a terra indígena.
O processo para reabertura do Pico da Neblina durou cerca de seis anos. Por ser uma área de dupla afetação (território indígena e unidade de conservação), o ICMBio construiu junto aos Yanomamis as diretrizes de turismo que deveriam ser adotadas pelos prestadores de serviço. Em 2018, foi publicado o Plano de Visitação Yaripo que norteia e estabelece as normas para turismo e alinha os interesses entre as instituições envolvidas. O ICMBio é responsável pelo credenciamento das operadoras, enquanto que a AYRCA fará a gestão do turismo com apoio dos órgãos públicos, já que trata-se de turismo com base comunitária.
O Parque Nacional do Pico da Neblina abriga o ponto mais alto do país e, por isso, possui um grande potencial no turismo de aventura e de montanhismo.
Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)
Comunicação
(61) 2028-9280
Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)
Comunicação
(61) 2028-9280