Notícias
Painéis mostram 13 pesquisas com primatas em UC
Trabalhos foram exibidos pelo CPB no XIV Congresso Brasileiro de Primatologia
Brasília (26/12/2011) – Apresentação de 13 trabalhos de pesquisa com primatas em seis unidades de conservação federais, uma estadual e uma RPPN, realizados em parceria com nove instituições públicas, sendo seis universidades, palestra, participação em mesas-redondas e woorksohop e o estabelecimento de cooperações para futuras pesquisas.
Essas foram algumas das muitas atividades desenvolvidas pelos representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante o XIV Congresso Brasileiro de Primatologia, realizado entre 13 e 16 de dezembro passado, na cidade de Curitiba (PR).
O ICMBio foi representado pelos sevidores Amely Martins (CPB), Marcos Fialho (CPB), Mônica Valença-Montenegro (CPB), Plautino Laroque (CPB), Marcelo Vidal (Cepam), Renata Azevedo (Parna Viruá), Gerson Buss (Parna Jamanxin) e Leandro Jerusalinsky (CPB). Os cinco primeiros participaram do evento apoiados pelo PAC 2011/ICMBio.
Como parte da programação científica do Congresso, foi proferida a palestra "10 anos de atuação do CPB na gestão da primatologia brasileira". Além disso, o centro compõs as mesas-redondas "Ações para a conservação de Brachyteles" e "Primatas da Mata Atlântica" e participou do workshop "Espécies de Primatas Ameaçadas de Extinção".
PAINÉIS – Os representantes do ICMBio apresentaram 13 painéis com resultados de pesquisas científicas aplicadas à conservação, 12 abordando espécies ameaçadas de extinção e o outro uma espécie insuficientemente conhecida (DD).
Oito desses trabalhos foram realizados em Unidades de Conservação (seis federais, uma estadual e uma RPPN) e quatro foram desenvolvidos com apoio do programa PIBIC/CNPq-ICMBio. “Nossa contribuição para a área temática de "Conservação" representou quase 20% do total de trabalhos apresentados nessa área”, avaliou Leandro Jerusalinsky, do CPB.
Alguns dos resultados apresentados foram obtidos em parceria com nove diferentes instituições, sendo seis delas universidades públicas. Durante o Congresso, diversas cooperações interinstitucionais foram estabelecidas para o desenvolvimento de novas pesquisas.
A exposição itinerante "Primatas Brasileiros: diversidade, pesquisa e conservação", desenvolvida pelo CPB, ficou montada durante todo o evento, com ampla repercussão. Também participamos ativamente da Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr) e integramos a reunião para reativação da Sociedade Latino-Americana de Primatologia.
LOGOS - Pela primeira vez as logomarcas do ICMBio e do CPB foram inseridas em todos os materiais científicos e de divulgação do Congresso, em função do apoio prestado por nosso Instituto para realização deste evento e da estreita parceria construída pelo Centro com a SBPr.
Paralelamente, foram promovidas reuniões de trabalho com membros dos Grupos Assessores para implementação dos PANs Muriquis e Mamíferos da Mata Atlântica Central. O Instituto distribuiu aos participantes do congresso 50 livros do PAN Muriquis e mais de 300 Sumários Executivos dos PANs Muriquis, Sauim-de-Coleira e Mamíferos da Mata Atlântica Central.
“A avaliação é a de que tivemos amplo sucesso na divulgação das atividades do ICMBio e na inclusão de nossa agenda institucional nas discussões realizadas durante o congresso, reforçando nossa relação com a comunidade científica e conservacionista atuante na primatologia brasileira. Isso também contribuiu para fecharmos de forma satisfatória o ano em que celebramos os 10 anos de atividades do CPB”, disse Leandro.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280