Notícias
Gestão
ICMBio credencia condutor de visitantes e interessados em serviços comerciais de transporte de passageiros
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) abre edital para credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de condução de visitantes, e para pessoa jurídica a prestação de serviços comerciais de transporte terrestre de passageiros para fins turísticos. Acesse aqui o edital.
Segundo o edital, entende-se como condutor de visitante a pessoa física autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a atuar na condução de visitantes na unidade de conservação, desenvolvendo atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos nas áreas de visitação. O condutor de veículo é para a pessoa jurídica que ficará autorizada a prestar serviços de transporte terrestre de passageiros para fins turístico no interior do Parque.
Sobre o Parque
O Parque Nacional Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas existentes na unidade, assegurando a preservação dos seus recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para o uso público, educação, pesquisa científica, além de preservar sítios arqueológicos. Localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, protege 33 mil hectares de vegetação típica do cerrado, protegendo nascentes que abastecem a região de Cuiabá e a cidade de Chapada dos Guimarães. A visitação do Parque é crescente, de 2010 até 2019 passou dos 90 mil para 183 mil visitantes anuais.
Comunicação ICMBio
Comunicacao@icmbio.gov.br