Notícias
ICMBio combate extração ilegal de palmito em Itatiaia
Foram apreendidas 80 peças de palmito e material utilizado na extração ilegal
Brasília (14/03/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com o Departamento da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio de Janeiro (DPRF/RJ), realizou nos dia 10 e 11 de março no Parque Nacional do Itatiaia uma ação de combate a extração ilegal de palmito jussara (Euterpe edulis).
Durante a operação, os fiscais do ICMBio e os agentes da DPRF/RJ encontraram e destruíram um acampamento usado pelos “palmiteiros”. Foram apreendidas 80 peças de palmito jussara e o material utilizado para a extração ilegal desses palmitos na unidade de conservação (UC). Eles também encontraram cascas de palmito com mensagens de desafio ao poder público.
O acampamento estava vazio e ficava a cerca de uma hora a pé em uma área de difícil acesso no meio da UC. Ninguém foi preso. Em dezembro do ano passado, o ICMBio apreendeu em uma fiscalização na BR-485, rodovia que corta o parque, aproximadamente 800 peças desse palmito.
O ICMBio e o DPRF/RJ planejam realizar novas operações em conjunto para combater este tipo de crime ambiental, continuando o trabalho de conservação e proteção do Parque Nacional de Itatiaia.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280