Notícias
ICMBio cadastra famílias de quatro comunidades da Resex Mapuá
Ação promoveu aproximação do Instituto com a população
Brasília (10/04/2012) – A Reserva Extrativista Mapuá, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada no Pará, terminou no início de abril a segunda fase do cadastramento de mais de 100 famílias. Foram cadastradas as comunidades do Lago Jacaré, Santa Maria, Perpétuo Socorro Novo e Logo do Socó, o que exigiu dos analistas e técnicos do ICMBio entrevista com aproximadamente mil pessoas.
O cadastramento está na fase final, mas a etapa foi fundamental, pois a equipe percorreu a área de acesso mais difícil da reserva extrativista, por conta da variação do nível do rio. A ação promoveu maior aproximação entre o Instituto e a população local.
Durante o cadastramento, a Escola Municipal da Comunidade Santa Rita preparou um vídeo que participa do Concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola. A ideia é produzir um vídeo sobre um projeto de meio ambiente da escola, baseando nos temas da Rio+20 e na seguinte pergunta norteadora: Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?
A escola contribui através da própria vivência para o tema da sustentabilidade e educação ambiental, no órgão e no país. Dessa experiência, surgiu a ideia dos jogos para educação ambiental. São jogos de tabuleiro com diversos temas e com o objetivo de levar informação de forma divertida, e não menos eficiente, para as crianças.
“O trabalho desenvolvido pelos diversos atores foi tão intenso e proveitoso que levaremos nas próximas semanas as demandas dos jogos educativos, das hortas orgânicas, casa de farinha e cursos, para as respectivas coordenações. Isso é fruto do contato e parcerias desenvolvidas nessas atividades, que não se resumem a meras coletas de dados, mas informações e contatos valiosos para gestão da unidade”, afirmou a gestora da Reserva Extrativista Mapuá, Diana de Alencar.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280