Notícias
ICMBio ajuda a criar UC municipal no Jalapão
Apoio foi dado por meio do Projeto Corredor Ecológico
Brasília (17/07/2012) – A Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins acaba de criar o Monumento Natural (Mona) das Corredeiras e Canyons do Rio Sono. O decreto foi assinado pelo prefeito Jânio Silva Mendonça, no dia 7. O Mona é a primeira unidade de conservação municipal de proteção integral do Estado do Tocantins que irá compor o Mosaico do Jalapão.
A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Felix do Tocantins, que participa do Comitê de Coordenação Conjunta do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), solicitou apoio do Projeto para viabilizar os estudos técnicos e a consulta pública para a criação desta unidade de conservação.
A solicitação foi acatada pelo Comitê e inserida ao Plano de Trabalho 2012 do Projeto. A partir de então os consultores da JICA, ICMBio, Secretaria de Meio Ambiente de São Felix, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e Instituto Natureza do Tocantins (Naturantins) trabalharam de forma integrada para conduzir os trabalhos de campo e preparar os estudos técnicos que subsidiaram a proposta de limites do Monumento Natural. A consulta pública foi realizada no dia 5 de maio e a proposta teve grande aceitação pela comunidade local.
Com o objetivo de compatibilizar a preservação do ambiente natural e o ordenamento do ecoturismo no município de São Felix, a criação da unidade de conservação insere a cidade no roteiro turístico do Jalapão. A iniciativa ainda representa uma importante conquista do Projeto que busca consolidar a conectividade ecológica entre as unidades de conservação do Jalapão.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280