Notícias
ICMBio agiliza projeto que vai monitorar peixes-bois no litoral potiguar
Assinado com a Petrobras, o contrato foi solicitado pelo Ibama no licenciamento ambiental de atividades de perfuração marítima
Brasília (12/05/2011) - O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já discute as ações que serão realizadas com base no Projeto de Monitoramento de Sirênios na Bacia Potiguar. O contrato para execução do projeto foi assinado com a Petrobras no dia 2 de maio.
O projeto foi solicitado pelo Ibama no licenciamento ambiental de atividades de perfuração marítima e de ampliação da produção na bacia potiguar, constituindo condicionante de licenças ambientais emitidas. Terá vigência de trinta meses - a partir deste ano até 2014 - e irá monitorar espécies de peixes-bois marinhos na faixa litorânea entre os municípios de Touros (RN) e Beberibe (CE). O valor do contrato é de R$ 3,83 milhões.
As atividades de monitoramento serão feitas através de sobrevoos para estimativa populacional da espécie e marcação dos sirênios com transmissores para telemetria via satélite. O objetivo é incrementar o conhecimento científico sobre a população dos peixes-bois marinhos da região, o que também permitirá otimizar as medidas de mitigação de impactos, monitoramento ambiental e de ações de emergência relativas à atividade petrolífera.
O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, classificado como criticamente em perigo pela Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Estima-se que existam atualmente apenas cerca de 500
indivíduos na natureza.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
Ascom/CGPEG/Ibama
(61) 3316-1015