Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Centro de Memórias dos Povos no Parque Nacional da Serra da Capivara - Foto: Joaquim Neto
Foi inaugurado esta semana o Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara, na cidade de Coronel Dias/PI. O Centro é fundamental para a preservação da memória das comunidades que habitavam a região antes da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, em 1979. O centro conta com biblioteca comunitária e abriga projetos que envolvem as mulheres bordadeiras da região, entre outras manifestações culturais.
A inauguração do espaço de memória, apoiado pela Secretaria de Cultura do Piauí e reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), trouxe um importante anúncio para a gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, da formação de um consórcio dos quatro municípios do território, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí, unindo prefeitos e gestões em um projeto comum para o desenvolvimento turístico sustentável.
Para a gestora do Parque Nacional, Marian Rodrigues, esta é “a primeira vez que se consegue reunir todos os prefeitos do território em uma pauta comum que é o desenvolvimento do turismo do parque, sempre teve uma disputa de que o parque era de cidade tal e agora, junto com o secretário de turismo do estado, conseguimos um pacto, ainda a ser formalizado, mas o caminho é promissor”.
“Isso tudo aconteceu em um momento simbólico, que foi a inauguração do Centro de Memória dos Povos da Serra da Capivara que conta a história dos desapropriados da área do parque no final da década de 1970”, comemora a chefe da unidade de conservação federal.
Durante a cerimônia, a arqueóloga Niéde Guidon, a gestora do PARNA Marian Rodrigues e o prefeito Rogério Castro, representando os gestores municipais do território, receberam Medalhas de Honra ao Mérito Ambiental concedidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí.
O Parque Nacional (PARNA) da Serra da Capivara foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979, com área de 100 000 hectares. A proteção ao Parque foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes adjacentes com total de 35 000 hectares. Localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o Parque abriga fauna e flora específicas da Caatinga.
Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade. E em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
Com informações do Parque Nacional da Serra da Capivara
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280