Notícias
Fundo dará apoio à gestão da APA de Cairuçu
UC em Paraty (RJ) receberá suporte técnico e financeiro
Brasília (13/08/2013) – A Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e a Reserva Ecológica de Juatinga, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, receberão apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e da Associação Cairuçu através do Fundo Juatinga-Cairuçu, lançado no início de julho. A iniciativa é uma parceria com a EST Cosméticos, marca brasileira de cuidados pessoais.
O Fundo Juatinga-Cairuçu vai fortalecer a gestão das duas unidades de conservação (UCs) por meio de suporte técnico, logístico e financeiro. Entre as atividades, destacam-se o apoio à gestão, manejo e fiscalização; promoção da melhoria da infraestrutura e aquisição de equipamentos; atividades de formação e educação ambiental; pesquisas e estudos científicos; e incentivo ao turismo sustentável de base comunitária.
Os primeiros recursos do fundo virão de uma nova linha da EST, chamada Juatinga, que destinará 20% da receita líquida de seus produtos ao projeto. A Associação Cairuçu, que há 11 anos realiza ações de educação para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região de Paraty, apoiará a execução das atividades locais.
Segundo o chefe da APA Cairuçu, Eduardo Godoy, "a criação deste fundo será muito importante para a implementação da UC, que possui poucos recursos e grandes demandas ligadas à gestão, fiscalização, educação ambiental e ordenamento turístico".
Serviço:
Saiba mais sobre a APA de Cairuçu aqui.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280