Notícias
Floresta Nacional de Humaitá realiza capacitação para o Conselho Consultivo
Durante o encontro houve a apresentação sobre o Plano de Manejo Florestal Sustentável
Brasília (30/09/2011) - O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Humaitá, unidade de conservação (UC) localizada na região sul do Amazonas, realizou nos dias 26 e 27 de setembro, na comunidade do Maici, um encontro de capacitação.
Inicialmente, foi exposto o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), proposto pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que visa incentivar a produção de alimentos pelas comunidades da UC promovendo melhoria de renda para as famílias. Para a implementação deste programa há um convênio entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Haverá ainda, a formação de um grupo de trabalho para discutir o assunto no conselho consultivo da Flona de Humaitá.
Dentro da programação do encontro houve a apresentação sobre o Plano de Manejo Florestal Sustentável comunitário (PMFS), com ênfase nos procedimentos citados na Instrução Normativa n° 16, de 4 de agosto de 2011, que regula os procedimentos administrativos para aprovação de PMFS para exploração de recursos madeireiros no interior de Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
No encontro também foi realizada a apresesentação de como está constituído o desenho do processo de planejamento para os Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus Madeira, com explicações sobre o conceito de Plano de Manejo, o zoneamento e os programas presentes neste documento e atividades participativas. Posteriormente, foi elucidado o processo de construção dos Planos de Manejo das UC do Interflúvio Purus Madeira e definida as maneiras de participação do conselho consultivo neste processo.
Segundo Vanderley Trindade Costa, conselheiro da Flona de Humaitá e presidente da Associação dos Moradores da Barreira do Tambaqui, a capacitação foi importante para os conselheiros obterem conhecimentos sobre a gestão da unidade de conservação e o ICMBio.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280