Notícias
Flona de Santa Catarina leiloa 17 hectares de pinus
Empresa poderá explorar 12 mil m3 da madeira em toras
Brasília (19/06/2013) - A Floresta Nacional (Flona) de Ibirama, em Santa Catarina, acaba de realizar leilão de madeiras exóticas. Ao todo, foram concedidos para exploração de privados 17,4 hectares de pinus, conforme edital publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O lote de pinus foi arrematado na segunda-feira (10) por uma empresa da região. De acordo com o edital de licitação, ela poderá explorar aproximadamente 12.000 metros cúbicos de madeira em tora pelo período de oito meses, o que deve gerar cerca de R$ 780 mil de arrecadação para o Instituto.
Ainda de acordo com o edital, a empresa arcará com os recursos necessários para a realização do corte das árvores. Em agosto, em dia a ser definido, a Flona realizará outro leilão, desta vez de um lote de eucaliptos de aproximadamente 1.200 metros cúbicos.
A elaboração do projeto básico e os levantamentos iniciais necessários para subsidiar a venda da madeira foram realizados pelos analistas ambientais da unidade, com supervisão da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios (CGEUP), da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman) do ICMBio.
Os trabalhos foram dirigidos pela Comissão Permanente de Licitação (CPL), formada pelos servidores Irene Ferreira Martins, Wellyngton de Ferreira e Ângela Maria Rodrigues. A comissão foi acompanhada pelo Chefe da Divisão de Negócios Florestais da CGEUP/Diman, Jorge Henrique Moritzen, responsável pela interlocução técnica entre as empresas interessadas e ICMBio.
As atividades de corte e venda das madeiras oriundas do reflorestamento na Flona de Ibirama, bem como a destinação das áreas após o corte, estão previstas no plano de manejo, aprovado pela Portaria nº 59 de 28 de agosto de 2008.
Após a retirada da madeira, a parte da área desmatada terá a vegetação nativa recuperada e outra parte será usada para realização de pesquisas sobre uso múltiplo sustentável dos recursos florestais.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280