Notícias
Flona de Pau-Rosa cadastra moradores e realiza ações sociais
Neste mês foram cadastradas 148 famílias e assinados 130 termos de adesão ao Bolsa Verde
Brasília (28/11/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Floresta Nacional (Flona) de Pau-Rosa, no estado do Amazonas, realizou mais uma expedição para cadastramento de moradores e assinatura de termos de adesão ao Programa Bolsa Verde. De 1º a 15 de novembro foram cadastradas 148 novas famílias e assinados 130 termos de adesão nas comunidades dos rios Paraconi, Parauari e Amana, no município de Maués.
Coordenada por Fábio Kirchpfennig, chefe-substituto da Floresta Nacional de Pau-Rosa e Enir Salazar, chefe da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, a expedição reuniu uma equipe de 25 pessoas, entre entrevistadores, professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), servidores do Exército Brasileiro e funcionários das secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e de Ação Social (Seas) de Maués.
O ICMBio e os parceiros aproveitaram a missão para promover ações sociais e de estímulo à diversificação da produção junto às comunidades da floresta nacional. Com a participação de assistentes sociais da Seas, foi possível ampliar o Cadastro Único do município e também emitir declarações para retirada gratuita de certidões de nascimento. Com o apoio da 2ª Delegacia do Serviço Militar - 29ª Circunscrição de Serviço Militar, foi possível realizar o alistamento militar entre os jovens residentes nas comunidades do interior e entorno da floresta nacional. E, ainda, a articulação com a principal fazenda produtora de mel de Itacoatiara possibilitou promover curso de meliponicultura para comunidades do rio Paraconi, limite leste da unidade de conservação.
Por meio dessas parcerias, a gestão da Floresta Nacional de Pau-Rosa conseguiu que ações sociais e de cidadania cheguem a locais de tão difícil acesso no município de Maués. Além disso, após cumprida mais esta etapa do cadastramento, será possível ampliar o conjunto de famílias beneficiárias, permitindo que mais pessoas sejam contempladas pelas políticas públicas e programas direcionados às unidades de conservação.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280