Notícias
Flona de Lorena comemora 100 anos com prédio da sede revitalizado
- Foto: Patrícia Greco Campos/NGI Mantiqueira
Na manhã do dia 06 de dezembro de 2023 foi comemorado o centenário da Floresta Nacional de Lorena na presença da comunidade do entorno, entidades locais e representantes do Poder Público Municipal da cidade paulista, localizada no Vale do Paraíba. A cerimônia contou com a presença da Banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena e do Grupo Escoteiro Guaypacaré para execução do hino nacional e hasteamento das Bandeiras Nacional, do Município de Lorena e do ICMBio. O evento foi realizado com a parceria com Prefeitura Municipal de Lorena, por meio das Secretarias de Manutenção e Serviços Municipais, Comunicação, Meio Ambiente, Turismo e Trânsito e Transportes, além do apoio da Câmara Municipal e de lideranças comunitárias. Foram realizados diversos serviços no local, com destaque para a revitalização do prédio da sede administrativa.
A história da Flona de Lorena começou em 1923, quando um Campo de Sementes, vinculado ao Serviço de Sementeiras do Ministério da Agricultura, foi trazido do Rio de Janeiro para Lorena. Em 1932, ano da Revolução Constitucionalista, houve os primeiros registros do uso da aviação para fins bélicos, inclusive do campo de Aviação existente no local, que foi utilizado até mesmo para acolher Presidentes da República que passaram, pela hoje UC, como foi o caso do Presidente Getúlio Vargas. Em 1934, a floresta tornou-se Horto Florestal, vinculado ao Departamento Nacional da Produção Vegetal do Ministério da Agricultura.
Na década de 40, estima-se que tenha sido construída no local a Capela de São José, que até hoje é utilizada para as celebrações religiosas da comunidade do entorno. Em 1941, criou-se o AeroClube de Lorena, desativado 32 anos depois, em 1973. Em 63, a floresta passou a ser chamada de Estação Florestal de Experimentação (EFLEX), vinculada ao Departamento de Recursos Naturais Renováveis, do Ministério da Agricultura. Em 1975, a EFLEX passou a denominar-se Estação Experimental Dr. Epitácio Santiago, vinculada ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDFG), também do Ministério da Agricultura.
Em 2001, a unidade de conservação passou a ser chamada pelo nome atual: Floresta Nacional de Lorena, administrada pelo IBAMA, órgão vinculado ao ministério do meio Ambiente. Desde 2007, a Flona de Lorena é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Ainda no ano de 2001, foi criado o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Mantiqueira, composto pela APA da Serra da Mantiqueira, Flona Lorena e Flona Passa Quatro. Durante muitos anos a Flona produziu mudas nativas da Mata Atlântica para vários reflorestamentos, distribuição comunitária e recuperação de áreas degradadas e guarda, ainda, exemplares da fauna e flora ameaçados de extinção.
Como fruto das comemorações do centenário da Flona Lorena, atendendo anseio da sociedade, com apoio da Prefeitura Municipal e empenho dos servidores do NGI Mantiqueira, no dia 07 de dezembro de 2023 a Unidade reabrirá para a visitação pública, com inauguração de duas trilhas e circuito funcional infantil. A UC permite caminhadas leves, locais para piquenique, visitas escolares, passeios ciclísticos, além da missa dominical realizada todos os domingos a partir das 16:30h. A FLONA estará aberta de 3ª a domingo das 08h às 17h para a visitação.
Texto original e fotos: Acervo NGI Mantiqueira