Notícias
Fiscalização embarga bares e restaurantes na baía de Paraty
Operação União para Todos envolveu 19 agentes de diversos órgãos
Brasília (02/05/2012) - As Ilhas do Catimbau, Duas Irmãs, Pelada Grande e Cedro, na baía de Paraty, foram alvo de uma operação de fiscalização ambiental no mês de abril. A operação integrada “União para Todos”, realizada por agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Polícia Federal e Batalhão da Polícia Florestal, multou e embargou os bares e restaurantes que funcionavam irregularmente nestas ilhas. O nome da operação “União para Todos” se refere ao fato das ilhas serem patrimônio da União e de pertencerem a unidades de conservação.
De acordo com Eduardo Godoy, chefe da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, a operação teve como objetivo padronizar o tratamento institucional que o ICMBio e IBAMA tem dado a este tipo de atividade nas ilhas dentro das unidades de conservação da região, a exemplo do que foi realizado nas ilhas Rasa e do Breu em anos anteriores. “As únicas ilhas onde o Plano de Manejo da APA Cairuçu permite ocupação e a presença de bares e restaurantes são as do Araújo e Algodão do Sul, devido à presença histórica de comunidades tradicionais caiçaras”, afirmou Godoy.
Durante a operação, os agentes emitiram oito multas no valor de R$ 292 mil. Na ilha do Catimbau foi instalada uma placa informando a proibição de uso da ilha. Os comerciantes foram notificados para retirar as mesas, cadeiras e demais equipamentos que caracterizam a atividade dos bares e restaurantes. No segundo dia da operação, a equipe voltou ao mar para verificar o cumprimento dos embargos e apurar denúncias de construções irregulares nas ilhas dos Ganchos e Araújo.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280