Notícias
Exposição destaca unidades do ICMBio em Paraty
Entre elas, Parque da Bocaina, Esec Tamaios e APA de Cairuçu
Brasília (02/07/2012) – Quem mora ou vai visitar Paraty, no litoral norte do Rio de Janeiro, neste mês de julho, não pode perder a exposição Mosaico de Unidades de Conservação, em cartaz até o dia 30, no Museu Forte Defensor Perpétuo, no centro histórico da cidade. A exposição apresenta um conciso painel sobre os órgãos ambientais e unidades que atuam na região, ilustrados por uma maquete da Baía de Paraty recentemente restaurada.
As infografias, algumas com imagens de satélites, apresentam as unidades de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como o Parque Nacional da Serra da Bocaina , a Estação Ecológica de Tamoios e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu . Os visitantes recebem amostras de sementes de palmito Juçara, planta nativa ameaçada de extinção.
A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A museóloga Isabela Marques Leite de Souza, do Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty, disse que a ideia da montagem da exposição sobre as unidades de conservação surgiu durante a preparação das comemorações da 10ª Semana de Museus.
“O tema da 10ª Semana é Museus em um mundo em transformação - novos desafios, novas inspirações. A ideia é olharmos para nosso patrimônio cultural e natural e vermos em qual ambiente estamos inseridos e qual a perspectiva de desenvolvimento e de preservação desse patrimônio para o futuro”, afirmou.
Para Renata Brasileiro, analista ambiental responsável pela comunicação social da APA Cairuçu, a exposição é uma oportunidade de apresentar à população os objetivos das unidades de conservação e esclarecer sobre os benefícios que elas trazem para a região, como a beleza das paisagens e a qualidade ambiental.
Serviço:
A exposição ficará aberta ao público no Museu Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty até dia 30 de julho, exceção para os dias 3 a 5. O museu localiza-se no Morro do Forte, Centro Histórico de Paraty, e funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos das 13h às 17h. Na terça-feira a entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (24) 3373.1038.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280