Notícias
Evento sobre plantas medicinais reúne mais de 400 pessoas
Flona de Passo Fundo abriu as portas para visitação ao horto de plantas bioativas
Brasília (30/03/2012) - Na tarde da quarta-feira (28) foi promovido um dia de campo com o tema Plantas bioativas na Floresta Nacional de Passo Fundo, unidade de conservação (UC) localizada em Mato Castelhano, no Rio Grande do Sul. Mais de 400 pessoas entre agricultores dos municípios do entorno participaram do evento. O dia de campo teve três estações com os temas: Preservação e Uso de Plantas Medicinais Nativas; Fitozooterapia – Plantas Bioativas na Saúde Animal e Identificação, Cuidados e Uso das Plantas Bioativas.
O evento foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul (Emater-RS), em parceria com o ICMBio, Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa-Florestas), Unidade Regional Integrada (URI-Campus Erechim), prefeitura de Mato Castelhano, grupos da terceira idade e Projeto Conservabio.
O ICMBio apresentou a importância das plantas medicinais nativas, com a participação da Embrapa Florestas e da Unidade Regional Integrada (URI-Campus Erechim), ocasião que foi apresentado o Projeto Conservabio, desenvolvido na UC e que visa resgatar e valorizar plantas nativas da Floresta Ombrófila Mista.
Uma das grandes atrações foi a visitação ao horto de plantas bioativas, implantado na unidade de conservação e que atualmente conta com 120 espécies. Após a solenidade oficial de encerramento do evento, os participantes fizeram uma rápida incursão pela Floresta Nacional de Passo Fundo para visualizar as formações florestais que ocorrem na UC.
Para o chefe da Floresta Nacional de Passo Fundo, o analista ambiental Remi Weirich, o evento foi um sucesso, despertando o interesse da população para os trabalhos realizados com plantas bioativas na unidade de conservação.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280