Notícias
Espécies pouco conhecidas de peixes foram encontradas na Bahia
Pesquisadores do Tamar fizeram a descoberta por acaso
Brasília (27/04/2011) - Pesquisadores do projeto Tamar testavam anzóis que ajudam a preservar as tartarugas marinhas e acabaram descobrindo que algumas espécies de peixes que vivem nas águas geladas passam pelo litoral baiano.
Dourados, tubarões famintos e grupo de baleias, transitam na mesma rota de espécies pouco conhecidas. O peixe sol, que pesa 200 quilos e diversos animais estranhos foram capturados vivos e foram levados para a base do Tamar em Praia do Forte.
Eles passaram a viver em um ambiente escuro e frio, preparado especialmente para eles. O peixe parecido com a moreia é um dos abutres dos mares, se alimenta de animais mortos. Para os pesquisadores foi uma surpresa descobrir que animais de grandes profundidades conseguem viver em ambientes de pouco espaço.
Mais surpreendente ainda foi o que aconteceu em um aquário ocupado por um casal de tubarões. A fêmea acabou de dar a luz. O filhote tem pouco mais de cinco centímetros e em breve deve ganhar novos irmãos.
O casal foi capturado há mais de 700 metros de profundidade. Da família dos tubarões, é o menor já visto até agora. Mede meio metro de comprimento e pesa dois quilos. De acordo com os biólogos do Tamar, essa é uma espécie que ainda não foi identificada.
Para o oceanógrafo e chefe do Tamar Guy Marcovaldi os peixes vivem em águas com profundidade de mil metros a água com temperatura média de uns seis graus. “Então os animais inusitados da Antártida e da Groelândia que vivem aqui também, passam e migram de um lado para o outro”, frisa.
Fonte: G1 BA com informações do Jornal Hoje