Notícias
Espécie rara é vista em RPPN de Santa Catarina
Há indícios de que o gavião-de-penacho esteja se reproduzindo na reserva
Brasília (07/06/2013) - Um exemplar jovem de gavião-de-penacho ( Spizaetus ornatus ) foi localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Odir Zanelatto, em Itaiópolis, Santa Catarina.
O gavião-de-penacho, também conhecido como apacanim, inapacanim e urutaurana, se reproduz a cada três anos, tendo um filhote de cada vez. O penacho, adorno sobre a cabeça, é uma das características da espécie que chega a medir 67 centímetros.
Segundo a analista ambiental Priscilla Amaral, do Centro Nacional de Conservação e Pesquisa de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie ocorre em quase todo o Brasil (Mata Atlântica e Amazônia e, mais raramente, no Pantanal e Cerrado).
De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), a espécie é "Quase Ameaçada" (NT). Na lista oficial brasileira, também não consta como ameaçada. Apesar disso, ela figura como "Criticamente em Perigo" em algumas listas de estados, como Espírito Santo e Santa Catarina, e "Provavelmente Extinta" no Rio Grande do Sul.
Para a analista ambiental, o maior indício de que a espécie esteja se reproduzindo na RPPN ou nas proximidades é a presença do próprio animal ainda jovem, uma vez que os gaviões-de-penacho constumam permanecer perto da área de nascimento por algum tempo.
A RPPN é uma área preservada de Mata Atlântica, nas cabeceiras do rio Itajaí, mantida pelos fundadores do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, organização não governamental sediada em Jaraguá do Sul.
Para conferir o vídeo sobre o gavião-de-penacho, gravado na RPPN Odir Zanelatto, clique aqui .
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280