Notícias
Esec Serra Geral do Tocantins promove curso de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental
A capacitação serve de reforço na preservação do ecossistema do Jalapão
(Brasília 16/8/2011) - De 11 a 13 de agosto foi realizado o Curso de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental do Jalapão (ASAS do Jalapão) na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e localizada Rio da Conceição (TO).
O objetivo é capacitar e organizar as instituições de meio ambiente e parceiros para implementação do corredor ecológico que reforce a preservação dos ecossistemas da região do Jalapão. O projeto de criação do corredor ecológico é uma iniciativa conjunta do ICMBio, em cooperação técnica com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (SEMADES) e do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS).
Durante três dias os participantes receberam informações técnicas sobre o Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão; Bioma Cerrado: localização, ecologia, características, fitosionomias e biodiversidade; O Jalapão: riquezas, turismo e ameaças; Unidades de Conservação (UCs), com enfoque especial nas unidades que compõem o mosaico do Jalapão (ESEC Serra Geral do Tocantins, Parque Estadual do Jalapão, APA Serra da Tabatinga, APA do Jalapão e PARNA Nascentes do Rio Parnaíba); Corredores Ecológicos como estratégia de conservação da biodiversidade.
As aulas foram divididas em módulos presenciais e ministradas pelas professoras Valquíria Maranhão e Medina, pedagogas do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e pela bióloga Cassiana Moreira do Parque Estadual do Jalapão/Naturatins. Participaram do evento 29 educadores de escolas locais e do Programa de Educação Tutorial (PET).
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280