Notícias
Esec do Taim comemora 26 anos com ações de preservação
Ação contou com a participação dos servidores da UC
Brasília (24/07/2012) – A Estação Ecológica (Esec) do Taim, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Rio Grande do Sul, completou 26 anos de criação no sábado (21). Para celebrar a data, realizou uma ação ambiental e educativa na sexta-feira (20), na BR 471, no trecho que atravessa a unidade de conservação (UC).
A ação contou com a participação dos servidores da Esec e de voluntários. Eles realizaram a limpeza nas margens da rodovia, recolhendo o lixo e entregaram adesivos sobre o Taim aos motoristas que passaram pelo local.
De acordo com o analista ambiental Henrique Horn Ilha, chefe da Esec do Taim, a intenção desta atividade foi sensibilizar as pessoas quanto à necessidade de redução da velocidade no trecho e sobre o problema do lixo. "Queremos que elas se perguntem qual é o papel delas. De que forma elas podem contribuir para a preservação? A Estação Ecológica do Taim é de todos, é nossa", lembrou Henrique. Ele observou que todos precisam estar envolvidos na ação de preservação, ter atitudes condizentes e dar exemplos, fazendo um trabalho ambiental e educacional que estimule as pessoas a se apropriarem do cuidado com o meio ambiente como um valor pessoal, como uma causa de vida.
A Estação Ecológica do Taim foi criada em 1986 e abrange parte dos municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. É considerada a maior amostra de ecossistemas de banhados do Sul do Brasil e uma das mais ricas em diversidade de ecossistemas e de espécies.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280