Notícias
Equipes do ICMBio analisam o lançamento de efluentes industriais no Rio Itajaí-Açu
Ação envolveu MPF, Polícia Federal e a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina
Brasília (30/12/2011) - As equipes do Parque Nacional Serra do Itajaí e da Estação Ecológica de Carijós, unidades de conservação (UC) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Santa Catarina, participaram de ações conjuntas com o Ministério Público Federal, Policia Federal e a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).
O objetivo da ação foi averiguar as condições de lançamento de efluentes industriais no Rio Itajaí-Açu, no trecho situado nos municípios de Ilhota, Gaspar e Blumenau. As equipes do ICMBio participaram das vistorias nas empresa e na coleta de amostras dos efluentes lançados no rio.
No laboratório de análise de água da Estação Ecológica de Carijós, as amostras de efluentes foram avaliadas, assim como os resultados do monitoramento realizado pelas empresas. Em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSC), foram realizadas análises ecotoxicológicas das amostras coletadas.
Com base na análise das amostras e na avaliação dos resultados de monitoramento das empresas, foi possível verificar que todas as empresas vistoriadas apresentaram alguma irregularidade em pelo menos um parâmetro das amostras colhidas.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280