Notícias
Equipe do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense auxilia moradores durante enchente
Publicado em
16/05/2011 16h40
Atualizado em
13/09/2012 14h54
Materiais estão sendo doados pela Unidade de Conservação
Thayse Lopes
Thayse.lopes@icmbio.gov.br
Brasília (16/05/2011) - Equipes do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, em parceria com a Organização Não Governamental Ecologia em Ação (ECOA), promove ações de assistência a famílias de Barra de São Lourenço, ao norte da cidade de Corumbá/MS, que enfrentam dificuldades com as enchentes na região. Com muitas casas invadidas pelas águas, parte da população pantaneira abandonou suas residências em busca de abrigo, mas outros permaneceram no local na esperança de que as águas baixem de nível.
O chefe do Parque, José Augusto Ferraz de Lima, autorizou a doação de materiais que não estão sendo utilizados pela Unidade de Conservação (UC), como colchões, camas, cobertores e madeira em desuso. Além de embarcações e apoio de toda a equipe técnica da UC, a ECOA, representada pelo Diretor André Luiz Siqueira, disponibilizou seu núcleo localizado na Serra do Amolar para possível abrigo.
As chuvas, que normalmente ocorrem no período de outubro a março, este ano tiveram um atraso e quando começaram foi de forma intensa e concentrada. Os moradores da região afirmam que desde 2006 os rios não chegavam a este nível.
Segundo o pesquisador Carlos Padovani, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa- Pantanal) as águas devem baixar em breve já que a estação de medição de nível mais próxima é a de Bela Vista do Norte, que ainda está na fase de subida das águas. As autoridades da região estão buscando lugares para refugiar as famílias prejudicadas.
O espaço antes utilizado pela ECOA para manejo de iscas agora foi destinado para acolher as pessoas. O Secretário Municipal de Educação de Corumbá, Hélio de Lima, autorizou a reabertura da escola para ser utilizada como abrigo, no entanto sua estrutura está comprometida devido às cheias e quando as aulas voltarem terá que passar por uma reforma.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280