Notícias
Em 4 meses, Taim recupera 50% da vegetação
Fogo devastou 5,6 mil ha de flora entre março e abril
Brasília (24/07/2013) – Após o incêndio que consumiu 5,6 mil hectares da Estação Ecológica do Taim, pelo menos 50% da vegetação já foi recuperada. Segundo Henrique Ilha, chefe da unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as gramíneas já atingem 1,5 metro, sendo que a altura média é de 3 metros. Ilha explica que com a chegada da primavera, o processo de recomposição da vegetação tende a acelerar.
"Em termos de área, toda a extensão da mancha está 100% verde, o que ocorre é que a altura e densidade da vegetação ainda não chegaram ao ideal, mas a estimativa é de que 50% da mata tenha sido recuperada. Provavelmente, em setembro e outubro haja uma "explosão de crescimento" e, com a chegada do verão, a gente tenha a área recuperada".
O desastre ambiental aconteceu entre 26 de março e 3 de abril e provavelmente foi provocado por um raio. Em 2008, a reserva, que está localizada entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, foi atingida por um incêndio que consumiu 4,8 mil hectares da vegetação.
Comunicação ICMBio – (61) 3341-9280 – com informações do portal UOL