Notícias
Educadores assistem palestras sobre o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
Ação visa promover o parque na programação da semana pedagógica
Brasília (09/02/2012) - Aproveitando as semanas de planejamento que ocorrem no início de cada ano letivo, a equipe do Parque Nacional de Saint-Hilaire, unidade de conservação (UC) situada no estado do Paraná, começou no dia 1° de fevereiro, a divulgação da unidade sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para as escolas localizadas nos municípios que compõem sua área de influência.
Com o intuito de promover o parque na programação da semana pedagógica, quando professores, coordenadores, diretores e, eventualmente, outros funcionários das escolas se reúnem, foram realizados contatos com as secretarias municipais de educação e com o núcleo regional de ensino de Paranaguá (instância de governança da Secretaria Estadual de Educação que atua na região do Parque).
As apresentações foram agendadas conforme a disponibilidade de cada município e acontecerão ao longo do mês de fevereiro abrangendo Morretes, Matinhos e Paranaguá, que possuem área na UC; e Pontal do Paraná que, embora não esteja inserido no Parque, está muito próximo. O município de Guaratuba, o quarto integrante da UC, não participará destas atividades de divulgação, pois no ano passado esteve incluído no programa de educação ambiental do Projeto Cultimar, parceria com a unidade de conservação.
As atividades começaram por Morretes com a presença de cerca de 100 pessoas das 19 escolas municipais. No dia 6, no município de Matinhos, foram realizadas apresentações nas duas escolas estaduais mais próximas ao limite do parque, nos bairros Tabuleiro e Sertãozinho, totalizando 68 professores.
Em Pontal do Paraná serão feitas duas apresentações, por solicitação da Secretaria de Educação com a finalidade de abranger tanto os professores de ensino fundamental como os de ensino infantil. A primeira palestra no município foi realizada no dia 8, atendendo 90 profissionais de dez escolas de ensino infantil. Até o final do mês, a equipe do parque realizará atividades em Paranaguá e novamente em Pontal do Paraná, concluindo o cronograma previsto.
Durante as apresentações são apresentados os objetivos da UC, caracterização de sua fauna e flora e apresentação dos mecanismos de gestão, com destaque para o Conselho Consultivo. Também é exibido o vídeo institucional do ICMBio. Cada escola recebe ainda um conjunto de materiais composto por folhetos, adesivos do Parque, o calendário do ICMBio, um jogo distribuído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre o ambiente marinho e folhetos produzidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com informações sobre a APA Estadual de Guaratuba, que forma um mosaico com o Parque Nacional de Saint Hilare/Lange.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280