Notícias
Educação corporativa do ICMBio completa 8 anos
Na ocasião foi lançado o Ambiente Virtual de Aprendizagem
Brasília (08/09/2017) - Uma solenidade nesta sexta-feira (8) marca os oito anos da Acadebio (Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade), responsável pela educação corporativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A diretora de Planejamento, Administração e Logística, Silvana Canuto, participou da solenidade na Acadebio, localizada na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em São Paulo.
“Hoje, nós comemoramos a conquista desse espaço e também a possibilidade de consolidar um projeto iniciado com muito esforço e dedicação”, defendeu Silvana, que foi a idealizadora do projeto de educação. Já a coordenadora da Acadebio, Marina Kluppel, ressaltou que a escola é a unidade de lotação dos servidores e colaboradores do ICMBio. “Nesta data, nos cabe reconhecer o esforço daqueles que contribuíram para sua criação e celebrar o aprendizado, os encontros, as transformações e o crescimento promovidos na nossa querida escola”, pontuou.
Para comemorar a data, o Instituto Chico Mendes lança o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma diferenciada que foi totalmente atualizada, operando na versão 3.3 do Moodle, e agora pode ser acessada pelo endereço:
ava.icmbio.gov.br
. A nova ferramenta vai melhorar o desenvolvimento de cursos, ampliar o acesso e expandir o compartilhamento dos aprendizados institucionais, além de auxiliar no processo de gestão administrativa e acadêmica.
O ICMBio, em parceria com o Departamento de Educação Ambiental do MMA e com apoio do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e da Gordon and Betty Moore Foundation, desenhou um projeto inovador para que esse ambiente virtual educativo pudesse ampliar o escopo atual, atendendo às necessidades institucionais, mas também à sociedade. A ideia é estabelecer uma gestão transversal, envolvendo diversos atores internos e parceiros externos, além de permitir uma ampla divulgação dos trabalhos educacionais e acadêmicos desenvolvidos por esses atores.
Já estão disponíveis na plataforma as informações sobre cursos presenciais e a agenda dos cursos virtuais que serão oferecidos a partir de novembro. Além disso, o AVA conta com uma biblioteca virtual, onde podem ser encontrados artigos, revistas e trabalhos de pós-graduação. Até o final deste ano, a nova ferramenta estará totalmente finalizada, com inscrições abertas para diversos cursos, videoteca e calendário de eventos.
Criada em 4 de setembro de 2009, a Acadebio já ministrou mais de 450 cursos nas mais diversas temáticas, totalizando 16 mil participações e 263 instrutores formados. Entre os cursos, destaque para os de Formação em Gestão da Biodiversidade; Gestão Socioambiental; Gestão para Resultados; Formação de Instrutores; Fiscalização Ambiental; Abordagem, Armamento e Emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo; Monitoramento da Biodiversidade; Geoprocessamento; e Uso Público em Unidades de Conservação.
Assim, a Acadebio se consolida cada vez mais como um espaço de intercâmbio e inovação na gestão da conservação da biodiversidade brasileira. Para além das atribuições estabelecidas em legislação pertinente, a Acadebio é um espaço que propicia o intercâmbio e a inovação na gestão para a conservação da biodiversidade brasileira. Com uma vocação clara no estabelecimento de pontes entre servidores do ICMBio e de outros órgãos do Sisnama, e com a riqueza de ambientes naturais oferecidos pela Flona de Ipanema, verdadeiro campo de experimentação dos cursos ofertados na Acadebio, o ambiente de imersão do Centro de Formação propicia a problematização e a experimentação da realidade da gestão de áreas protegidas em um ambiente de troca de experiências e idéias. Acontece, neste espaço, a construção de soluções para questões compartilhadas dentro da temática da gestão da biodiversidade brasileira.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280