Notícias
Edital do processo seletivo do programa Professores no Parque 2012
Iniciativa é do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral baiano
Caravelas, 10 de maio de 2012.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - ICMBio (PNM Abrolhos) e a Associação de Estudos Costeiros e Marinhos – Ecomar, em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado, promovem o processo seletivo de educadores dos respectivos municípios para participarem do Programa Professores no Parque edição 2012, entre 10 de maio a 10 de junho de 2012.
O Programa Professores no Parque é um projeto concebido pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, em 2004, embasado no Plano de Manejo e de Uso Público desta Unidade (PUP). Tem como objetivos levar parte da comunidade ao Parque, aumentar a integração entre a comunidade e o Parque Nacional, sensibilizar e estimular professores e estudan-tes para o desenvolvimento de intervenções e reflexões das questões socioambi-entais do território e contribuir na formação socioambiental de professores da rede pública de ensino dos municípios de entorno do PNM dos Abrolhos
Ao longo desses anos, cerca 300 educadores já foram contemplados com o Programa e tiveram oportunidade de conhecer o Arquipélago de Abrolhos num contexto diferenciado, sendo subsidiados com informações e vivencias práticas sobre a importância da sociobiodiversidade da região do Banco dos Abrolhos e ainda desenvolvendo projetos de intervenção sócio-educativas nos municípios parceiros do Programa.
Esta edição do PPP 2012 terá gestão compartilhada entre o PNM Abrolhos e a Associação de Estudos Costeiros e Marinhos - Ecomar, através do Projeto Encantamar\FDD\MJ.
1. DO OBJETIVO
1.1 - Constitui objetivo do presente edital selecionar 40 (quarenta) educadores para participarem do Programa Professores no Parque 2012. 2 2
2 – DAS INSCRIÇÕES
2.1- Poderão participar do processo seletivo, professores e coordenadores pedagógicos, concursados ou contratados, da rede pública de ensino que não tenham participado do Programa em anos anteriores e educadores dos municípios beneficiados pelo Programa Professores no Parque que desenvolvam atividades sócio-educativas com crianças e jovens. Também poderão participar do processo seletivo técnicos (as) das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios foco do Programa, bem como, alunos de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
2.2 - Das 40 vagas disponibilizadas serão destinadas 7 vagas para cada município participante do Programa sendo que as outras 5 vagas serão destinadas a técnicos da Secretaria de Meio Ambiente que atuem com Educação Ambiental e estudantes de graduação da UNEB. Vale ressaltar que as vagas destinadas às Secretarias de Meio Ambiente dos municípios e UNEB, caso não haja inscrição de pré-projetos ou não sejam selecionados, serão revertidas para os candidatos inscritos.
I – A seleção dos estudantes de graduação ou professores da UNEB será de responsabilidade das próprias instituições.
2.3 - O processo seletivo será gratuito e as inscrições serão realizadas nos seguintes postos:
1) Associação de Estudos Costeiros e Marinhos - Ecomar (Caravelas) Segunda a sexta, das 9:00 às 18:00h;
Contato: Erika de Almeida ou Danieli Marinho Nobre (73) 32971866
2) ICMBio - Centro de Visitantes –
Kitongo - Caravelas: segunda a sexta, das 9:00 às 12:00h;
Contato: Maria Aparecida Macário (Cida) - (73) 3297-2256/2260
3) Secretaria de Educação de Prado:
Segunda a Sexta, das 8:00 às 14:00h
Contato: Angélica Vidal - (73) 3298-1833
4) Secretaria de Educação de Alcobaça:
Segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 h. 3 3
Contato: Anilda França e Dadá - (73) 3293-1490
5) Secretaria de Educação de Nova Viçosa:
Segunda a Quinta das 14 as 17 h e nas sextas de 8:00 às 12:00 h.
Contato: Jacqueline Daniel Almeida - (73) 3208-2825
6) Secretaria de Educação de Mucuri:
Segunda a sexta, das 7:00 às 13:00
Contato: Sisônia Lima - (73) 3206-1717
7) Secretaria de Educação de Caravelas:
Segunda a Sexta, das 8:00 às 12:00.
Contato: Elizângela de Almeida (Branca) - (73) 3297-1574
8) UNEB – Universidade do Estado da Bahia – Teixeira de Freitas –
Colegiado de Biologia - Segunda a sexta, das 14 às 17h
Contato: Édila Dalmasa Coswosk (73) 3291-8300
2.4 - As inscrições serão gratuitas e as (os) candidatas (os) interessadas (os) em participar do processo seletivo deverão entregar um pré-projeto como ficha de inscrição de acordo com o roteiro (Anexo 1), sendo uma cópia impressa e uma cópia digital (mídia digital – CD ou DVD).
2.5 - A inscrição dos Pré- projetos poderá ser feita em duplas ou em trios, desde que, esteja destacado o papel de cada integrante no projeto.
3 – Do Roteiro para elaboração do pré-projeto:
3.1 - O pré - projeto deverá ter como formatação: corpo do texto - fonte arial 12, com títulos destacados em negrito e fonte tamanho 14, no máximo 10 páginas, de acordo com o roteiro (ANEXO1).
3.2- O Tema que deverá orientar os pré-projetos do Programa Professores no Parque 2012 será: “Caminhos para a Sustentabilidade Socioambiental no Território”.
4 – Do Programa Professores no Parque, fases de execução:
4.1 - Na sua edição em 2012 o Programa Professores no Parque terá como fases:
FASE 1 - Formação presencial em Caravelas, entre os dias 06 a 10 de agosto, turno integral, manhã, tarde e noite.
FASE 2 - Reformulação dos Pré-Projetos: 13 a 24 de agosto de 2012.
FASE 3 - Execução dos Pré – Projetos: 27 de agosto a 02 de novembro de 2012 (min. de 10 horas por semana de dedicação ao projeto).
FASE 4 – Produção\Elaboração, entrega do relatório dos projetos executados e preparação das apresentações para o encontro: 02 a 23 de novembro de 2012.
FASE 5 - Participação e apresentação dos resultados e processos do projeto no encontro intitulado: “Construindo Caminhos Possíveis: Partilha de Experiências do PPP 2012” a ser realizado no município de Caravelas, com data a definir durante a formação socioambiental com os professores, de acordo com o calendário escolar dos municípios envolvidos. Nesse mesmo dia serão entregues os certificados.
5 - Das atribuições do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - ICMBio e da Associação de Estudos Costeiros e Marinhos – Ecomar através do Projeto Encantamar\FDD\MJ, na realização do Programa Professores no Parque 2012:
5.1 - Coordenar o processo seletivo e a execução de todas as 5 fases do Programa bem como buscar parcerias para o seu desenvolvimento;
5.2 - Divulgar o processo seletivo, bem como as atividades do Programa em suas diversas fases;
5.3 - Acompanhar os professores e educadores selecionados para participarem do Programa em 2012, na execução dos projetos mediante um cronograma de visitas aos municípios, acordados previamente;
5.4- Fornecer almoço aos professores durante as atividades de formação referente a Fase 1;
5.5 Viabilizar as saídas a campo, durante o curso de formação, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e para a Reserva Extrativista do Cassurubá.
5.6- Assinar o certificado de participação dos professores e educadores que concluíram todas as Fases do Programa Professores no Parque 2011.
6 – Das atribuições da gestão Municipal das localidades de Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa. Mucuri e Prado, através de suas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, na realização do Programa Professores no Parque 2012:
6.1 - Divulgar o Edital de Seleção do Programa em todas as escolas e educadores do município;
6.2- Custear a permanência e participação dos professores selecionados do município de Caravelas durante o processo formativo, a ser realizado entre os dias 06 a 10 de agosto de 2012, na sede do PNM Abrolhos, Kitongo, município de Caravelas;
6.3 – Liberar os professores para participarem do curso presencial em Caravelas sem prejuízos para os mesmos;
6.4 – Fortalecer o reconhecimento do Programa, bem como a sua certificação para efeito de incentivo ao aperfeiçoamento profissional do professor/educador de acordo com cada Plano de cargos e Salários dos municípios;
6.5 - Apoiar os professores e educadores na execução dos projetos selecionados no Programa;
6.6 - custear o transporte dos professores e educadores na fase 5 no encontro “Construindo Caminhos Possíveis: Partilha de Experiências do PPP 2012”;
6.7- Assinar o certificado de participação dos professores e educadores que concluíram todas as Fases do Programa Professores no Parque.
7- Das atribuições do Colegiado de Biologia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB na realização do Programa Professores no Parque 2012:
7.1 - Divulgar o Edital de Seleção do Programa no Colegiado de Biologia;
7.2 – Liberar estudantes ou professores para participarem do curso presencial em Caravelas sem prejuízos para os mesmos;
7.3 – Fortalecer o reconhecimento do Programa, bem como a sua certificação para efeito de incentivo ao aperfeiçoamento profissional do professor/educador de acordo com cada Plano de cargos e Salários dos municípios;
7.4 - Apoiar os professores e estudantes na execução dos projetos selecionados no Programa;
7.5- Assinar o certificado de participação dos professores e estudantes que concluíram todas as Fases do Programa Professores no Parque.
8– Da seleção:
8.1 – A seleção será realizada em 3 etapas, a saber:
8.1.1- Etapa 1 – (fase eliminatória) baseada nas informações que estão na ficha de inscrição. Verificar se o candidato atende aos requisitos obrigatórios.
8.1.2- Etapa 2 - (fase classificatória) de pontuação das informações que estão no pré-projeto, a partir dos critérios definidos no anexo II.
8.1.3- Etapa 3 - (fase final) - A lista dos candidatos selecionados para participarem do Programa será divulgada no dia 10 de julho de 2012 na sede do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Colegiado de Biologia da UNEB e na sede das Secretarias de Educação dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri e Prado.
9 – Do processo de certificação:
9.1 – Os professores e educadores que concluírem todas as 5 fases do Programa terão direito a receber o certificado de participação, a ser entregue no dia do Encontro “Construindo Caminhos Possíveis: Partilha de Experiências do PPP 2012”;
9.2 – A carga horária prevista no certificado será: 50 horas FASE 1; 10 horas FASE 2; 90 horas FASE 3, 20 horas FASE 4 e 20 horas FASE 5. Totalizando 190 horas.
10 – Da Comissão de Seleção dos Projetos:
10.1 A Comissão de Seleção do Programa Professores no Parque 2012 é formada pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - ICMBio (PNM Abrolhos), Associação de Estudos Costeiros e Marinhos – ECOMAR através do Projeto Encantamar\FDD\MJ, Movimento Cultural Arte Manha, Coletivo de Educadores Livres e Solidários - CELS, Conservação Internacional e representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. 7 7 10.2 A presente Comissão de Seleção do Programa Professores no Parque foi formada no dia 19 de abril de 2012, na Oficina de Planejamento do Programa Professores no Parque 2012.
11 – Das disposições gerais:
11.1 - A inscrição do candidato (a), implicará na prévia e integral concordância com as normas do presente edital;
11.2 – As datas do processo de formação socioambiental poderão ser alteradas caso haja necessidade de mudança na agenda das embarcações para as saídas de campo;
11.3 - As saídas a campo, durante o curso de formação, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e para a Reserva Extrativista do Cassurubá serão realizadas mediante condições metrológicas favoráveis ao cumprimento dos objetivos da saída;
11.4 - Os documentos entregues no ato da inscrição não serão devolvidos e farão parte da documentação do processo seletivo arquivadas na sede do PNM Abrolhos.
ANEXOS
ANEXO 1. Roteiro para Elaboração do Pré -Projeto
1. Dados da (o) Candidata (o):
a)nome completo;
b) município onde irá desenvolver o projeto;
c) escola ou comunidade que atua – público beneficiário;
d) formação resumida (mini currículo);
e) escrever em no máximo 10 linhas “Por que eu quero participar do Programa Professores no Parque?”,
f) telefone de contato e
g) e-mail de contato;
2. Titulo do pré - projeto
3. Introdução
4. Justificativa
8 8
5. Objetivos
6. Caminhos a serem percorridos (Metodologia/ recursos)
7. Cronograma de Execução. Obs: atentar para os prazos do programa previstos nesse edital.
8. Potenciais Parcerias para execução do Projeto (listar as instituições ou pessoas que poderão ser contatadas para apoiar a realização do projeto)
9. Bibliografia consultada (opcional)
ANEXO II - Barema de avaliação do projeto CRITÉRIOS |
NUMERO DE PONTOS |
MAXIMO |
OBTIDO |
1. Adequação do texto à forma e ao conteúdo estabelecidos pelas normas do presente Edital. |
0,5 |
2. Pertinência da resposta: Por que quero participar do Programa? |
1,0 |
3. JUSTIFICATIVA: clareza, argumentação e relevância do tema |
1,0 |
4. OBJETIVOS: clareza, coerência e adequação ao desenvolvimento do tema |
1,0 |
5. METODOLOGIA: adequação, inovação e criatividade nas ações previstas |
2,5 |
6. Relevância potencial do projeto para a instituição, Probabilidade de execução exitosa |
2,0 |
7. Recursos - Atendimento a critérios de sustentabilidade socioambiental. |
1,0 |
8. Atores envolvidos: Supera os limites da sala de aula, isto é, tem conseqüências no âmbito familiar e em relação à comunidade? |
1,0 |
TOTAL |
10,0 |