Notícias
Edital destina R$ 135 mil para a APA Costa dos Corais
Inscrição dos projetos de apoio à gestão vai até 31 de outubro
Victor Souza
victor.souza@icmbio.gov.br
Brasília (13/09/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil, investirá, por meio de edital recém-lançado, R$ 135 mil em projetos de proteção, gestão e sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, entre o município de Tamandaré (PE) e o norte de Maceió (AL). Com mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e manguezais, esta é a maior Unidade de Conservação (UC) federal marinha no Brasil.
O edital abre chamada para seleção de propostas em duas linhas de apoio previstas nos programas do plano de manejo da APA Costa dos Corais: Pesquisa e Monitoramento – avaliação e monitoramento da qualidade ambiental e, consequentemente, da efetividade de gestão da APA em seus ecossistemas – e Gestão Socioambiental – apoio a projetos que resultem no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, incentivando a organização social dos diversos setores que atuam diretamente na Unidade, na busca de desenvolver e aprimorar a sustentabilidade do uso direto e indireto dos recursos naturais.
As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 31 de outubro por meio do site http://gerencia.sosma.org.br/costa. O resultado com a lista dos projetos contemplados será divulgado nos sites da Fundação SOS Mata Atlântica (http://www.sosma.org.br) e da APA Costa dos Corais (http://hom-pu.serpro.gov.br/icmbio/pt-br/apacostadoscorais).
APA Costa dos Corais
A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal em 23 de outubro de 1997. Um dos principais atributos desta UC é estar localizada, em grande parte, na plataforma continental do litoral nordestino, onde se encontram as maiores extensões de recifes de coral costeiro do país. A presença desse ambiente propicia a ocorrência de uma grande diversidade biológica representada por algas, corais, peixes, crustáceos e moluscos, além do peixe-boi marinho, ameaçado de extinção.
Projeto Toyota APA Costa dos Corais
Criado em 2011, o Projeto Toyota APA Costa dos Corais constitui um fundo de perpetuidade que destina recursos para contribuir com a gestão e o desenvolvimento de ações de monitoramento e fiscalização ambiental na Unidade. Essa modelagem financeira garantirá as ações de longo prazo de preservação da área, pois a intenção é que ao final de dez anos exista um saldo suficiente para que a UC utilize os juros desse fundo privado indefinidamente.
Na SOS Mata Atlântica, o projeto é desenvolvido pelo Programa Costa Atlântica, que atua na conservação das zonas costeira e marinha sob influência do bioma Mata Atlântica. Uma de suas estratégias de ação é o Fundo Pró-unidades de Conservação Marinha, que busca garantir a proteção, gestão e sustentabilidade das áreas marinhas protegidas existentes, como aquela compreendida pela APA Costa dos Corais.
Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental.
A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
Comunicação ICMBio / Nordeste
(83) 3245 2847 / 3245 1927