Notícias
Diretora-geral da IUCN visita o ICMBio
E convida para Congresso Mundial de Parques
Fernando Pinto
fernando.pinto@icmbio.gov.br
Brasília (26/04/2013) – O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, recebeu na tarde de quinta-feira (25), em Brasília, a diretora-geral da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), Julia Marton-Lefèvre.
Acompanhada de representantes da entidade no Brasil, a diretora convidou o Instituto a participar do Congresso Mundial de Parques, que ocorre a cada dez anos e tem a sua próxima edição prevista para 2014, em Sidney, Austrália. Ela disse estar muito satisfeita com a parceria que IUCN mantém com ICMBio na preservação das espécies ameaçadas.
Já o presidente da Comissão de Direito Ambiental da IUCN, Antonio Herman Benjamin, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aproveitou a ocasião para sugerir parceria com o ICMBio no trabalho de gestão das áreas protegidas. Segundo Benjamim, o Brasil precisa de visibilidade internacional nessa área.
O presidente Vizentin destacou, por sua vez, a importância da parceria com a IUCN e concordou com o presidente da Comissão de Direito Ambiental da institutição sobre a necessidade das ações do ICMBio serem divulgadas para além das fronteiras brasileiras. “Sinais de novos tempos”, frisou.
Participaram ainda do encontro outros membros da IUCN – Nicholas A. Robinson, fundador da Academia de Direito Ambiental; Victor Hugo Inchausty, diretor regional na América do Sul; e Luiz Fernando Krieger Merico, coordenador no Brasil –, o líder da iniciativa Amazônia Viva da Rede da WWF, Cláudio Maretti, e o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Bráulio Dias.
Pelo ICMBio, estiveram presentes, além do presidente, os diretores de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, Marcelo Marcelino, de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial, João Novaes, de Planejamento, Administração e Logística, Anna Flávia, e a assessora Internacional Juliana von Sperling.
A IUCN
Criada em 1948, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN - International Union for Conservation of Nature) tem sede na Suiça e é considerada, segundo o seu site , a maior rede mundial de conhecimento ambiental. Reúne 81 estados, 113 agências governamentais, mais de 850 ONGs e cerca de 11.000 especialistas e técnicos de mais de 180 países.
A IUCN já ajudou mais de 75 países a preparar e implantar estratégias nacionais de conservação da diversidade biológica. Uma de suas principais iniciativas é a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, cujas atualizações são feitas nos congressos da entidade, e contribui para a avaliação da biodiversidade em escala mundial.
Ainda segundo o site, a entidade é financiada por governos, agências bilaterais e multilaterais, fundações, organizações-membro e empresas privadas. Tem status de observador oficial na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU).
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280