Notícias
Curso forma guardas-parques para UCs do Amapá
Projeto Capacitar para Conservar tem o apoio do ICMBio
Projeto Capacitar para Conservar tem o apoio do ICMBio
Brasília (18/11/2015) – Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participam desde o dia 10, em Macapá (AP), do Curso de Guardas-Parques, promovido no âmbito do projeto Capacitar para Conservar – Fortalecendo a Gestão de Áreas Protegidas no Estado do Amapá. As aulas seguem até o dia 30.
O projeto tem o objetivo de fortalecer a gestão de áreas protegidas do estado do Amapá, por meio da capacitação de guardas-parques e tomadores de decisão com a expectativa de melhorar a gestão do sistema de áreas protegidas na Amazônia.
A concepção do curso foi desenvolvida pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) em parceria com o ICMBio e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e se baseia nos princípios da Andragogia, conceito direcionado à educação/transformação de adultos, considerando suas especificidades no processo de aprendizagem.
Além dos servidores do ICMBio, participam do curso funcionários de unidades de conservação estaduais e municipais e representantes de entidades cuja finalidade institucional é estratégica para a conservação ambiental da Amazônia. São, ao todo, 25 alunos.
O curso está dividido nos seguintes módulos: Biodiversidade e Conservação, Gestão de Áreas Protegidas, Legislação Ambiental Brasileira; Orientação e Cartografia; Uso público e Visitação, Educação Ambiental e Participação Social, Primeiros Socorros, Proteção, Práticas e Vivências em Áreas Protegidas.
Saiba mais
O projeto Capacitar para Conservar é financiado com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES. O curso de guardas-parques é articulado pela Ecam, ICMBio, Unifap, Associação de Guardas-Parques do Amapá e Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Tem apoio do Corpo de Bombeiros, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Exército Brasileiro e Fundação Parque.
O projeto contempla as tradicionais formações de guardas-parques estaduais realizadas em edições passadas, deixando um legado para a manutenção da conservação das áreas protegidas do Amapá. A iniciativa inova ao propor o curso master que tem por objetivo complementar a formação de gestores de áreas protegidas.
O estado do Amapá possui forte representatividade em relação a áreas protegidas. Em termos de dimensão territorial, é o estado brasileiro com maior porcentagem de terras destinadas à conservação, somando 70,4 % de sua área total, sendo 62,5% relativos a unidades de conservação.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280