Notícias
Criada associação de amigos do Parque Saint-Hilaire/Lange
Grupo quer ajudar a preservar a UC paranaense. Veja como participar
Brasília (13/09/2013) – O Conselho Consultivo do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, no Paraná, acaba de lançar um
portal na internet
para incentivar a participação das pessoas no recém-criado grupo de amigos do parque, uma associação comunitária de apoio à unidade de conservação (UC).
Todas as pessoas interessadas em contribuir para a preservação da UC podem participar, sejam ou não moradores do entorno do parque ou da região onde ele está situado, no litoral do Paraná. É possível, inclusive, intregrar o grupo apenas pela internet.
A proposta de criação do grupo foi da Câmara Técnica de Comunicação do Conselho e visa, entre outras coisas, a fortalecer a comunidade do entorno, organizar os demais interessados na conservação da unidade e contribuir com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na gestão da UC.
Segundo Osni Arturo Francisco Junior, da Motirõ Sociedade Cooperativa, historicamente a implementação das unidades de conservação no Brasil é marcada por conflitos entre os diversos interesses das comunidades, dos preservacionistas, de exploradores, de instituições, entre outros.
"O Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, mesmo tendo sido criado há mais de 12 anos, está longe de solucionar esses conflitos, permitindo que toda a riqueza da Serra da Prata seja preservada e utilizada pela comunidade", diz ele.
A primeira reunião do grupo ocorreu em julho. Desde então, já foram realizadas outras três reuniões. A próxima será no dia 1º de outubro, na sede do parque, na Rua das Palmeiras, 170, Caiobá, próximo ao campus litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Matinhos.
Blog
A estrutura do portal é bem diversificada. Além de dados gerais sobre o grupo, o parque e os parceiros, há um blog disponível para as pessoas publicarem informações relevantes para os membros da associação.
Há ainda um arquivo com o áudio das reuniões do grupo, que estão sendo gravados e ficam disponíveis para que qualquer pessoa possa escutá-los. Além disso, são disponilzados fotos e materiais apresentados nas reuniões.
Além disso, há um formulário de contato para que as pessoas façam questionamentos e solicitações ao grupo e uma agenda com a lista de atividades para que todos os interessados possam participar das ações promovidas pela associação.
O portal apresenta ainda uma enquete. Esse é o principal meio que o grupo utiliza para receber opiniões sobre a criação da organização. Os interessados poderão preencher o formulário diretamente no site ou as fichas impressas que são distribuídas pelo grupo.
Serviço:
Associação dos Amigos do Parque Nacional de Saint Hilarie/Lange (Amipanshal)
E-mail: contato@amipanshal.com.br
Comunicação ICMBio – (61) 3341-9280 – com informação do portal Correio do Litoral