Notícias
Consolidação do parque trará desenvolvimento para a região
Os principais beneficiários serão as comunidades tradicionais de Trindade
Brasília (12/072012) - O chefe do Parque Parque Nacional da Serra da Bocaina não tem dúvida: a consolidação da unidade dará um forte impulso ao desenvolvimento socioeconômico de Paraty e região, beneficiando principalmente as comunidades de Trindade, que moram vizinhas à unidade e dependem do turismo para sobreviver. “Essas comunidades são importantes portais de acesso ao Parque Nacional e, como tal, devem ser os principais beneficiários e parceiros de nossas ações”, afirma o chefe do Parque, Francisco Livino.
Para ele, a consolidação do parque só trará benefícios para as comunidades que têm sua economia dependente do turismo. “Nas últimas décadas o turismo de massa, altamente sazonal, vem gerando sérios impactos socioambientais na região, que tem no seu patrimônio natural o grande atrativo. Após quase quatro anos de trabalho intenso na região esse entendimento já é sentido na maior parte da comunidade”.
Desse modo, a direção do parque vem conquistando respeito pelo trabalho de consolidação da unidade de conservação. “Nesses quase quatro anos de gestão, aprofundamos a relação de confiança com a comunidade, o que serviu de alicerce para a adoção das medidas de ordenamento territorial e turístico em curso”, diz o chefe do Parna da Serra da Bocaina.
Comunicação ICMBio
(61)3341-9280