Notícias
Comunidade extrativista da Resex do Lago Cuniã inicia fundação de cooperativa própria
A ação foi considerada um marco histórico na Unidade
Brasília (18/04/2011) – Na última quinta-feira (16) membros da comunidade extrativista da Reserva Extrativista do Lago Cuniã promoveu uma reunião para a fundação da Cooperativa de Moradores, Agricultores, Pescadores e Extrativistas da RESEX do Lago do Cuniã (COOPCUNIÃ). Esta será a cooperativa própria por meio do qual a população extrativista fará a comercialização dos produtos fruto da sociobioiversidade.
A ação foi considerada um marco histórico na Unidade, pois trata-se da primeira cooperativa fundada que representará comercialmente todos os produtos da Resex. Entre os produtos a serem comercializados via cooperativa estão: carne de jacaré, pescados, açaí, castanha do Brasil farinha e entre outros.
A cooperativa vem atender uma demanda antiga dos moradores/produtores, além de cumprir metas planejadas no projeto de manejo de jacarés - ICMBio e do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária – ATES/INCRA/EMATER.
O processo de criação da cooperativa teve início em 2010 com a realização da primeira oficina em cooperativismo, realizada na unidade e destinada aos moradores da Resex, e teve como objetivo apresentar e tirar dúvidas sobre o tema. O evento contou com o apoio da EMATER na época.
Para a fundação da Coopcuniã, a comunidade contou com grande participação dos moradores da Resex, de analistas ambientais lotados nas unidades de conservação que integram a Gestão Integrada Cuniã-Jacundá, além do apoio de técnicos em cooperativismo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – EMATER/RO e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAGRIC.
Em continuidade as ações em cooperativismo na Resex, já está prevista para os dias 25 a 28 de abril a realização da primeira capacitação da Coordenação da Coopcuniã em parceria do ICMBio e EMATER. O objetivo será capacitá-los para a realização dos trabalhos.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280