Notícias
Comitê Gestor Ampliado do ICMBio reúne-se em Brasília
Durante o evento, foi apresentado o Plano de Iniciativas Transformadoras da Gestão para os próximos dois anos
Nana Brasil
ascomchicomendes@icmbio.gov.br
Brasília (14/09/2016) – Nos dias 12 e 13 de setembro, o Hotel Manhattan Plaza, em Brasília, sediou a reunião de planejamento e alinhamento institucional do Comitê Gestor Ampliado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Participaram do encontro os membros do Comitê Gestor – presidência, diretorias, auditoria, gabinete da presidência, Procuradoria Federal Especializada (PFE) e Divisão de Comunicação (DCOM) – e mais representantes das Coordenações Regionais (CRs), das Unidades Avançadas de Administração e Finanças (UAAFs), das Unidades de Conservação (UCs) – um representante por bioma – e dos Centros de Pesquisa.
A reunião propiciou um ambiente de diálogo e rica troca de informações, onde os participantes puderam expor suas conjunturas locais, os principais desafios e propostas para superá-los.
Outro destaque do evento foi a apresentação do Plano de Iniciativas Transformadoras da Gestão para o período de setembro de 2016 a dezembro de 2018. De acordo com o assessor da presidência do ICMBio, Marcelo Kinouchi, o documento contempla 21 proposições sobre as mais diversas temáticas relacionadas ao Instituto. “A ideia de transformação mobiliza as pessoas, criando um ambiente de cooperação para que as iniciativas presentes no plano se convertam em ações”, aponta Kinouchi.
Inovação é palavra de ordem
Durante a reunião, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, ressaltou a importância de pensar estrategicamente e de forma inovadora. “Nós precisamos ter a capacidade de inovar e fazer diferente. Precisamos criar mecanismos de gestão mais ágeis e flexíveis, que não dependam de tantos procedimentos burocráticos. Nesse sentido, é essencial redefinir a lógica das parcerias, ferramentas tão importantes quanto o orçamento da União”, pontuou Mello.
O segundo dia do evento contou com a presença do ministro Sarney Filho, acompanhado por quatro secretários do Ministério do Meio Ambiente (MMA): Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Fernando Lírio (Biodiversidade e Florestas), Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável) e Marcelo Cruz (secretário-executivo).
“As ideias que surgirem aqui vão servir de subsídio para as políticas de conservação da biodiversidade. Acredito que as nossas ações em relação às UCs devem ser fortalecidas, fazendo com que as unidades se integrem à sociedade”, afirmou Sarney Filho. Segundo o ministro, “é preciso inovar na relação com os fundos internacionais e elaborar projetos-piloto para o uso das áreas dos nossos parques”, avaliou.
De acordo com o secretário-substituto de Biodiversidade e Florestas do MMA, Fernando Lírio, o ministério está integrado e comprometido com os resultados do ICMBio. Para Lírio, a agenda do Instituto é muito positiva e apresenta resultados visíveis. “A agenda do ICMBio é uma síntese do desenvolvimento sustentável: conservação da biodiversidade aliada ao desenvolvimento econômico e à inclusão social”, concluiu o secretário.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280