Notícias
Chapada dos Veadeiros encerra operação nacional de combate a incêndios
- Foto: Ramilla Rodrigues
Após pouco mais de um mês, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros encerra a operação nacional para combater incêndios na unidade. Cerca de 11 mil hectares foram atingidos pelo incêndio. Os trabalhos de monitoramento e vigilância continuam, mas a nível local.
O Parque Nacional foi atingido por diversos incêndios florestais a partir do começo do mês de setembro. No total, mais de 20 frentes foram combatidas por brigadistas do Instituto Chico Mendes e do Ibama. Mais de 100 pessoas participaram dos combates, que contou com a presença de profissionais vindos dos estados de Goiás, Tocantins e Rio de Janeiro.
Segundo o comandante do incidente, Pedro Cardoso, um dos pontos positivos da operação foi a rapidez da resposta. “Nossa estratégia era de combate imediato assim que novos focos eram detectados, e isso facilitou o nosso trabalho para que o fogo não se espalhasse”, avalia Cardoso.
Para comemorar o final da parte nacional da operação, a gestão do Parque promoveu uma homenagem a todos que participaram do combate. “É um reconhecimento ao trabalho e aos esforços que fizeram com que menos de 1% da área do Parque fosse atingida pelo incêndio”, disse Cardoso. A cerimônia contou com a participação do coordenador de Manejo Integrado do Fogo, João Morita, que parabenizou as respostas rápidas e a eficiência dos brigadistas. Além dos brigadistas do ICMBio e do Ibama, foram reconhecidos o apoio das equipes de planejamento e logística, operações aéreas, colaboradores eventuais, Corpo de Bombeiros, e dos brigadistas voluntários da Brigada Voluntária de São Jorge, Rede Contra Fogo e Cerrado em Pé.
Operações encerradas
Com a aproximação do período de chuvas, diversas operações de combate a incêndios estão sendo desmobilizadas. Até o momento, as operações que ocorriam no Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional do Araguaia e Parque Nacional da Serra do Gandarela monitoram a área incendiada a nível local.
O Instituto Chico Mendes ainda atuava na Operação de Barão de Melgaço, no Mato Grosso, que foi desmobilizada com a extinção dos incêndios. Atualmente, o ICMBio atua somente em uma operação a nível nacional, no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e na Estação Ecológica do Taiamã.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280