Notícias
Centro Especializado em Populações Tradicionais terá conselho
Conselho terá representantes de órgãos públicos, instituições de pesquisa e de povos e comunidades tradicionais
Brasília (29/09/2011) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) em parceria com a Coordenação Geral de Gestão Socioambiental (CGSAM/ICMBio), por meio da Coordenação de Gestão Participativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(CPAR/ICMBio), realizaram nos dias 22 e 23 de setembro, em Rio Branco (AC), reunião de planejamento para formação do Conselho Consultivo do CNPT.
Durante o encontro foi constituído um grupo de trabalho responsável pela formação do Conselho, além da construção de uma proposta de estrutura e composição que buscou respeitar a diversidade socioambiental do país com representação de órgãos públicos, instituições de pesquisa e representações de povos e comunidades tradicionais de diferentes biomas brasileiros. A proposta será discutida em dezembro em reunião envolvendo os diferentes segmentos identificados, quando está prevista a realização da reunião final de formação do Conselho do CNPT.
“Esperamos que o Conselho nos apóie desde já e participe desse momento em que estamos nos estruturando, desempenhando seu papel de controle social e internalizando as demandas dos povos e comunidades tradicionais nos trabalhos do Centro”, afirma Kátia Barros, chefe do CNPT.
CNPT
O Centro tem, entre seus objetivos, os de promover pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em manejo e conservação de ambientes utilizados por povos e comunidades tradicionais, suas territorialidades, seus conhecimentos, modos de vida e organização social e produtiva, auxiliando no manejo das Unidades de Conservação federais.
Dentre outras atribuições, o seu Conselho deverá avaliar, propor, acompanhar e orientar as ações do Centro no que tange aos povos e comunidades tradicionais, assim como assessorar e orientar o CNPT em caráter técnico, científico, social e político.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280