Notícias
Cenap investiga ataques de onças-pardas em Mairiporã
Analistas do centro instalaram armadilha fotográfica na região
Brasília (23/01/2014) - No último dia 14, os analistas ambientais Paulo Roberto Amaral e Lilian Bonjorne, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), visitaram o Haras do Capú, em Mairiporã (SP), para instalar armadilha fotográfica próxima ao curral dos cavalos. Em março de 2013 eles haviam sido chamados para atender a um caso de predação no local, pois um potro foi atacado e morto. Todas as características do ataque sugeriam tratar-se de uma onça-parda.
Naquela ocasião, Paulo Roberto avaliou a situação e orientou o proprietário quanto às medidas que deveriam ser tomadas para evitar novos ataques. O fazendeiro implantou algumas medidas, voltando a procurar o Cenap em dezembro último, quando uma onça-parda foi avistada duas vezes, um cachorro foi morto e uma égua teve o pescoço arranhado.
A visita este mês incluiu nova avaliação, além de tentar obter confirmação de que se tratam mesmo de ataques de onças-pardas. Os analistas reafirmaram as orientações dadas anteriormente para espantar a onça das proximidades. "Verificamos que o proprietário havia feito as melhorias sugeridas, como a colocação de tela ao redor do curral, razão pela qual houve esse grande intervalo sem ataques", afirma Paulo.
Os pesquisadores do Cenap aproveitaram para distribuir aos moradores da região as cartilhas "Predadores silvestres e animais domésticos – Guia prático de convivência" e "Carnívoros silvestres e proprietários rurais – Vamos melhorar este relacionamento?", com dicas de como proceder em casos de ataques de carnívoros silvestres à criação doméstica.
Desta vez, os analistas foram acompanhados por uma equipe do Portal G1. A matéria está disponível aqui . O Cenap segue monitorando a situação com a armadilha instalada.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280